Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como as planilhas de gastos podem esticar seu salário

A- A+

Todo mês é a mesma novela: você recebe seu salário, faz as compras da casa, paga as contas básicas (e as outras também) e, logo no início da segunda quinzena, não sabe onde foi parar o dinheiro. Se você se identifica com essa situação, as planilhas de gastos devem ser suas companheiras inseparáveis a partir de agora.

Planilhas de gastos

Deve ter alguém que goste, mas a maioria odeia ficar registrando cada centavo de despesa nas planilhas de gastos. Porém, neste ponto os especialistas são unânimes. Não há outra maneira de organizar as suas finanças se não concentrar seus esforços iniciais em anotar.

planilha-de-gastos

É possível sincronizar planilhas online no computador e no smartphone. Foto: iStock, by Getty Images

Já imaginou o que seria de uma empresa se as informações financeiras não fossem devidamente registradas? Melhor não imaginar. Assim como uma empresa registra cada detalhe da movimentação financeira, com o orçamento doméstico não deveria ser diferente. As planilhas de gastos é que vão mostrar onde se gasta, para saber onde se pode cortar.

Uma pesquisa divulgada no início do ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) evidenciou a falta de intimidade do brasileiro com as planilhas de cálculos. Quatro entre cada dez pessoas entrevistadas admitiram dificuldade no controle das finanças.

A economista-chefe do órgão, Marcela Kawauti, sustenta que os entrevistados justificaram a ausência de controle por preguiça, falta de tempo e o tradicional “não sei nem por onde começar”. Foram ouvidas 662 pessoas em todas as capitais. Se você se enquadra na última opção, veja algumas para montar suas planilhas de gastos.

Planilhas de gastos: por onde começar?

O pontapé inicial nas planilhas de gastos depende do seu estilo de vida. O ideal é escolher o que for mais prático para você: baixar uma planilha pronta da internet, montar a sua própria planilha, comprar um software de controle financeiro, usar um sistema de controle financeiro online ou baixar um aplicativo no smartphone.

Se preferir um sistema mais avançado, você pode sincronizar planilhas online no computador e no smartphone. Os tradicionais papel e caneta não estão descartados, certo? O importante mesmo é você fazer uma divisão básica do que é essencial (como água e luz) e o que é supérfluo, para avaliar cortes futuros.

Outro ponto fundamental é anotar absolutamente tudo, do cafezinho à prestação do carro. Muitos não sabem, mas pequenos gastos – como os lanchinhos fora de casa – podem causar um verdadeiro rombo no seu orçamento.

 

 

Gostou das dicas sobre planilhas de gastos? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria