Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda as metas de inflação e seu impacto na economia

A- A+

Se você acompanha as notícias relacionadas à economia, provavelmente já ouviu falar no termo metas de inflação. Mas afinal, você sabe o que isso significa? E será que esses índices impactam diretamente no bolso do consumidor?

Metas de inflação: entenda sua formação

O sistema de metas de inflação foi implementado no Brasil no dia 21 de junho de 1999, com a finalidade de ser um instrumento de controle inflacionário.

O funcionamento se dá da seguinte forma: o governo, através do Banco Central e ministérios da Fazenda e do Planejamento, escolhe um índice oficial de preços como base (no caso, Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, calculado pelo IGBE).

Logo após, ele estipula a meta ou nível de inflação a ser obtido, tendo um intervalo de tolerância ou uma folga (conhecida como “bandas”), que gira em torno desse valor.

Metas de inflação impactam preços

Sistema de metas objetiva controle inflacionário sobre os preços da economia. Foto: Alf Ribeiro, Shutterstock

A meta definida leva em consideração a condição econômica do país, suas fragilidades e o cenário econômico interno e externo. A decisão sobre a meta de inflação é anunciada dentro de um ano e estabelece o prazo de mais um ano para ser atingida.

De acordo com o economista da Universidade de Brasília, Daniel Uhr, as “bandas” existem porque o Banco Central não tem tem controle total sobre o comportamento dos preços. “O que ele faz é mover a taxa de juros básica de forma a afetar, por vários mecanismos indiretos, os preços da economia”, explica ele.

Diante da meta, o Banco Central passa a trabalhar para atingi-la, tendo as taxas de juros como ferramenta de condução. Segundo a Diretoria de Política Econômica do órgão, quando ela não é cumprida, tanto para cima quanto para baixo do limite de intervalo, são buscadas razões para o descumprimento e estabelecidas providencias para retornar a trajetória.

Isso acontece via Carta Aberta ao Ministro da Fazenda escrita através do presidente do Banco Central. “Esse procedimento busca assegurar transparência e credibilidade ao processo de convergência de metas inflacionárias”, relata Uhr.

O papel das metas na economia

Um dos objetivos principais das metas é fixar as expectativas de mercado, orientando o processo de formação de preços na economia. Conforme o anúncio do Banco Central, o mercado tem melhores condições de compreender a resposta da politica monetária ao desenvolvimento econômico e aos choques.

Diante de uma meta estabelecida e com a confiança no órgão, o prêmio de risco dos ativos financeiros diminui. “Ou seja, com fundamentos sólidos, os agentes econômicos podem realizar contratos futuros com menor nível de incerteza, proporcionando desenvolvimento econômico estável”, afirma o especialista.

As metas de inflação não impactam sobre a cesta de consumo dos agentes econômicos, mas o que pode prejudicar é o aumento generalizado dos preços de uma economia.

“Uma economia que não consegue manter o fundamento monetário afeta todos os agentes da economia, principalmente aqueles que são assalariados e os mais pobres, porque os mecanismos de ajustes salariais são mais rígidos”, finaliza.

Você vai se interessar por:

Proteja-se das dívidas

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou de saber mais sobre as metas de inflação? Aproveite para compartilhar esse conteúdo!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças