Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda a frequência da manutenção do carro para 9 itens

A- A+

Qualquer automóvel já começa a depreciar assim que sai da concessionária. O desgaste com o tempo e seu uso faz com que a manutenção do carro seja constante. Quanto maior a quilometragem, mais o carro precisa de cuidados.

A manutenção do carro consiste na checagem de vários itens e peças que, juntos, proporcionam o bom funcionamento do veículo. Óleo, filtros, pneus e itens e peças mais importantes, como freio, embreagem, correias, bateria e carburador precisam estar sempre funcionando de maneira adequada para garantir a segurança do motorista e passageiros.

Periodicidade adequada para a manutenção do carro

A manutenção do carro evita desgastes excessivos e gastos extras com emergências. A sua periodicidade vai depender da frequência de uso do próprio veículo e varia de acordo com itens e peças.

manutencao-do-carro

Quanto maior a quilometragem, mais o carro precisa de cuidados. Foto: iStock, by Getty Images

De modo geral, o proprietário deve submeter o veículo anualmente para uma revisão. Enquanto estiver na garantia, a manutenção do carro deve ser feita em uma concessionária autorizada pela fábrica. Isso garante a troca de itens e peças desgastados por originais e evitar despesas, já que a garantia cobre alguns itens.

Manutenção anual do veículo

A revisão anual do veículo garante manutenção para uma série de itens:

  1. Carburadores modernos e sistemas de injeção eletrônica já vêm calibrados de fábrica. Como não podem ser alterados, a manutenção do carro feita anualmente deve ser realizada em uma oficina especializada, que faz a medição de gases para determinar as misturas adequadas e a troca do filtro de ar.
  1. As velas também precisam de manutenção anual. Como elas alteram a qualidade do combustível e a redução das emissões de poluentes, devem manter-se livres de carvão e sujeira.
  1. A ignição do carro é outro item que precisa de revisão anual. Os cabos de vela devem ser substituídos se necessário e os terminais da bateria precisam ser limpos. É preciso que se faça ainda a checagem da bateria e sua carga.
  1. Mais um item que precisa de checagem anual é a embreagem. Essa manutenção evita problemas como pedais frouxos, dificuldade de engate de marcha, perda de aceleração e barulhos estranhos.

Manutenção do carro: itens que precisam de revisão mais frequente

Alguns itens se desgastam mais rapidamente e precisam de manutenção mais frequente:

  1. Os níveis de óleo do carro devem ser verificados de acordo com as datas recomendadas pelo manual do veículo, geralmente determinadas a partir da quilometragem rodada. Quanto maior a quilometragem rodada do veículo, mais constante deve ser a troca de óleo.
  1. A manutenção do radiador deve ser feita semanalmente ou, no mínimo, uma vez por mês. Ela detecta superfícies danificadas no item e o seu nível de líquido de arrefecimento.
  1. A revisão do líquido do freio também deve ser mensal para evitar vazamentos e desgaste das pastilhas e sapatas de freio. A checagem deve observar também o funcionamento do freio de mão.
  1. Apesar de durarem, às vezes, até mais de três anos, a bateria do carro requer cuidados constantes. Checagem mensal dos níveis de água e limpeza dos terminais da bateria são importantes para seu bom funcionamento.

Mesmo com a manutenção em dia, o carro pode quebrar. Os clientes da Vivo podem solicitar então o Vivo Multiassistência, que oferece socorro mecânico e reboque.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas de manutenção do carro? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como escolher uma seguradora de veiculos
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Dia sem carro
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
IPVA PI terá o desconto em cota única igual ao ano de 2015.