Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda a diferença entre desconto financeiro e desconto comercial

A- A+

Pesquisar, conseguir os melhores preços e comprar. Esses são os passos que todo consumidor consciente deve seguir. Mas você já se perguntou por que alguns estabelecimentos oferecem produtos com valores mais acessíveis do que outros? Para entender essa lógica, é preciso saber a diferença entre desconto financeiro e desconto comercial.

Desconto financeiro e desconto comercial

Conforme explica Gildo Freire de Araújo, vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), a principal diferença entre desconto financeiro e desconto comercial está no condicionamento para a sua concessão.

“Enquanto o desconto financeiro está atrelado a alguma situação, pagamento realizado até uma determinada data ou mesmo dentro do vencimento, por exemplo, o desconto comercial pode ser aplicado independentemente de qualquer condição”, completa.

Existe diferença entre desconto financeiro e desconto comercial.

Para o cliente, ambas modalidades de descontos trazem o mesmo benefício ao bolso. Foto: Shutterstock

O objetivo no primeiro caso é estimular o cliente a quitar o débito o quanto antes. Já na segunda modalidade, trata-se de uma estratégia comercial que a loja pode se utilizar para ganhar em escala.

Ou seja, para o cliente, desconto financeiro e desconto comercial têm o mesmo resultado final. A exceção, de acordo com o especialista, acontece quando a empresa, por meio de um planejamento mais arrojado, oferece um desconto comercial maior. Para isso, no entanto, o lojista precisa calcular bem para que não haja prejuízo.

Uma situação bastante comum nesses casos é quando um estabelecimento deseja premiar um cliente com base no seu histórico de bom pagador. Assim, em uma próxima compra, independente de qualquer condição, você recebe o desconto comercial. Agindo dessa maneira, de acordo com Araújo, a loja está fidelizando e incentivando seu consumo.

Como funciona na prática

Para entender melhor como funciona a diferença entre os dois tipos de descontos, o especialista dá um exemplo, que considera um produto no valor de R$ 100.

De maneira incondicional, a empresa informa que a mercadoria terá um desconto comercial de 5% (como estratégia de vendas), já destacado e presente na nota fiscal. A forma de pagamento será via boleto ou cartão. Desse modo, o valor a pagar já virá com o desconto, independente de qualquer situação.

O contrário seria se o abatimento de 5% só fosse concedido caso você pagasse à vista, por exemplo. Nesse caso, seria um desconto financeiro.

Lojista: planeje-se

Para os lojistas, fica o recado do especialista: se for uma prática normal do estabelecimento conceder algum tipo de desconto, o planejamento é o melhor caminho.

“Dessa forma, do valor de desconto concedido,não incidirá impostos, como PIS, Cofins, ISS, IRPJ e CSLL, além de eventual INSS (11%) retido”, finaliza Araújo. Isso depende do tipo de atividade da empresa, cuja base para incidência tributária será o valor líquido.

Você vai se interessar por:

Bom desconto ao seu alcance: confira 5 dicas

Teste: Você é bom de negociação? Descubra a sua capacidade de obter descontos

Desconto online: quais são as vantagens de comprar utilizando cupons

Descontos em forma de cupom

A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, com redução nos preços de produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao Vivo Descontos, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS.

Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$ 2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas sobre desconto financeiro e desconto comercial? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular