Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda a diferença entre o cartão Platinum e outras modalidades

A- A+

De acordo com pesquisa realizada neste ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), já são quase 52 milhões de usuários do cartão de crédito no país. Com tamanha adesão ao dinheiro de plástico, não é difícil imaginar por que existem tantos tipos disponíveis, que vão dos mais básicos até o cartão Platinum.

O que nem todo mundo sabe é a diferença entre eles, o que pode levar o consumidor a deixar de aproveitar vantagens. Para não errar, aprenda como escolher o modelo mais adequado às suas necessidades.

Modalidades vão das mais básicas até o Cartão Platinum.

Além da nomenclatura, cartões variam também nos benefícios que oferecem. Foto: Shutterstock

O que muda do cartão Platinum para os demais

Quando você abre uma conta no banco ou faz o cadastro para receber o cartão de crédito de uma loja, é comum que exista a possibilidade de escolher entre mais de uma opção. Elas variam de acordo com a sua renda e benefícios que deseja acumular.

Os mais básicos são conhecidos como nacionais. Em geral, a anuidade é baixa, o que também diminui o limite disponível. Por outro lado, eles só podem ser utilizados dentro do país e não costumam contar com programas de fidelidade.

O outro tipo é o internacional que, como o próprio nome já sugere, também pode ser utilizado fora do país. Diferente do nacional, oferece um limite maior, anuidade mais cara e acesso a benefícios exclusivos.

Já os demais modelos podem ter nomes diferentes de uma instituição para a outra, mas mantêm a característica de oferecer compras fora do país e agregam ainda mais vantagens aos clientes. Em ordem crescente, costumam aparecer o Gold, o cartão Platinum e, em alguns casos, o Black.

Se é verdade que o modelo Gold é destinado a usuários com maior poder aquisitivo e possui vários benefícios, o cartão Platinum vai além. Ele é indicado para pessoas com intensa movimentação financeira, sendo aceito dentro ou fora do Brasil.

Entre seus diferenciais, está o acesso exclusivo a eventos e salas VIP (como as de aeroportos), além do maior limite de crédito.

Cartão Platinum

Cartão Platinum é indicado para usuários com intensa movimentação financeira. Foto: Shutterstock

Como escolher o cartão de crédito

Se quanto mais vantagens oferece o cartão, mais cara é a sua anuidade, a dica é analisar o que você precisa. Para o educador financeiro Antonio Nascimento, contar com programas de fidelidade costuma ser boa opção para quem gasta pelo menos R$ 1.500 ao mês.

“Há cartões, que devido ao alto valor da anuidade cobrada, só começam a lhe retornar alguma coisa se você gastar de R$ 3.000 pra cima”, complementa.

Também vale a análise de outro dado da pesquisa do SPC Brasil: 53% dos entrevistados possuem cartão, com uma média de quase dois por pessoa. Ao invés de acumular opções, às vezes é melhor fazer as contas e optar por um modelo que reúna tudo que você precisa, sem a necessidade de pagar taxas separadas.

Você vai se interessar por:

Conheça as diferenças entre o cartão de crédito nacional e internacional

O que você precisa saber antes de pedir cartão de crédito

Fatura do cartão de crédito: o que fazer se não pode pagar o valor integral

Benefícios do básico ao cartão Platinum

Já pensou em movimentar o seu dinheiro com praticidade e segurança e ainda contar com benefícios exclusivos para o seu celular? Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

Eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou de conhecer as vantagens do cartão Platinum? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito