Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Encontrar motivação para juntar dinheiro pode ser mais fácil do que você imagina

A- A+

Palavras como “guardar” ou “poupar” dinheiro geralmente podem causar desconforto quando pronunciadas em qualquer idioma na face da Terra. Ainda assim, conseguir fazer uma poupança bem gorda para realizar um sonho pode ser mais fácil do que se imagina. Antes, é preciso aprender a lidar com o cérebro.

O primeiro aprendizado é investir em seu sonho em vez de pensar exclusivamente em números. Uma pesquisa realizada por Jae Min Lee, professora visitante da Universidade de Ohio, mostrou que a motivação para a poupança não vem das cifras em si, mas da realização pessoal.

motivação

É difícil manter a motivação com as contas em atraso. Foto: iStock, by Getty Images

A pesquisa mostra que a boa vontade em guardar para um desejo pessoal pode ser uma motivação maior do que sustentar uma família ou o dever de poupar. A escolha reflete nossas necessidades psicológicas os diferentes valores de nossas vidas.

Você pode driblar o cérebro para aumentar a motivação

Há diversas pesquisas neste sentido. Uma delas se transformou em um dos livros mais vendidos no ranking do The New York Times. Picture your prosperity, das autoras Ellen Rogin e Lisa Kueng, sugere que guardar dinheiro é difícil por dar a sensação de se estar perdendo. Por isso, é importante fazer uma espécie de “pegadinha” com o cérebro.

Em uma pesquisa informal, metade dos entrevistados afirmou que poderia poupar 20% do seu salário, quando perguntados de forma diferente. Um grupo, quando questionado se poderia guardar esse percentual, respondeu que não. Outro grupo, questionado se poderia viver com 80% do que vive hoje, respondeu que sim.

Segundo Ellen, a maneira como você questiona traz percepções diferentes para a mente humana. “Quando se fala em poupar, geralmente causa uma sensação de estar perdendo dinheiro. Já viver com menos remete a um reajuste”, expõe.

Como turbinar sua motivação

Invista em sua casa

Não se trata de gastos supérfluos, mas de atitudes que representarão uma economia. Plantar uma árvore no quintal de casa, por exemplo, pode trazer uma redução significativa na conta de luz. Uma melhoria na clima da casa reduz a necessidade de ar condicionado.

Use cartões de fidelização

Em primeiro lugar, verifique se o cartão da sua loja favorita não é um cartão de crédito (com suas respectivas taxas). Se for um cartão próprio da marca, vale a pena investir. Os descontos concedidos aos clientes fidelidade são uma motivação e tanto para economizar.

Aproxime-se do seu sonho

Se a sua motivação é uma viagem, coloque fotos do destino desejado na sua casa ou no seu ambiente de trabalho. Sentindo-se mais perto de concretizar seu desejo, fica mais fácil resistir às tentações de compras desnecessárias.

Pague as contas em dia

É difícil manter a motivação com as contas em atraso, pois os juros pagos todos os meses impedem qualquer tipo de poupança. O segredo é manter a organização com as dívidas. Se o seu tempo é escasso, há diversas ferramentas que podem ajudar.

Uma delas é o Vivo Zuum, vinculado a um número de celular, onde você paga todas as suas contas por meio de um aplicativo no seu smartphone. É possível também fazer outras operações, como transferências, saques e compras no débito. Basta carregar um valor, semelhante ao funcionamento de um celular pré-pago.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de motivação? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria