Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empréstimos para negativados assalariados x autônomos: veja as diferenças

A- A+

Entre os principais pré-requisitos para obter um empréstimo ou financiamento estão ter o nome limpo na praça e possuir algum tipo de comprovação de renda. Quem está negativado com o nome em listas de restrições do SPC e Serasa ou não possui vínculo empregatício tem dificuldades para obter qualquer tipo de crédito.

Isso acontece porque as instituições bancárias e financeiras precisam ter garantias de que os créditos e empréstimos tomados serão pagos em dia, evitando possíveis situações que vão aumentar os já altos índices de inadimplências.

emprestimos-para-negativados-assalariados

Empréstimo para negativado assalariado pode ser obtido em várias instituições financeiras. Foto: iStock, by Getty Images

Dessa forma, quem é bom pagador e tem comprovação de renda tem preferência na obtenção de créditos e empréstimos. Mas, apesar de difícil, é possível conseguir empréstimos para negativados assalariados e mesmo para o autônomo devedor.

Empréstimos para negativados assalariados: crédito consignado

Hoje em dia, o empréstimo para negativados assalariados pode ser obtido em várias instituições financeiras que liberam crédito para pessoas mesmo com nome sujo. Com menos burocracia, elas muitas vezes nem realizam consultas ao SPC ou Serasa antes de concederem o crédito.

O principal elemento de burocracia no caso de empréstimos para negativados assalariados é a comprovação de renda (apresentação da carteira assinada ou contracheque).

Servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS têm mais facilidade ainda na obtenção do crédito. Isso acontece porque muitas dessas financeiras oferecem os empréstimos consignados, ou seja, com parcelas descontadas diretamente do salário do tomador e a juros menores.

Além da burocracia reduzida, essas financeiras oferecem ainda outras facilidades em caso de empréstimos para negativados assalariados: ausência de cobrança de taxas antecipadas, extensão nos prazos de pagamentos e a não exigência de comprovação de finalidade para o uso do dinheiro.

Empréstimos para negativado autônomo

Ainda mais difícil do que os empréstimos para negativados assalariados é o caso de pessoas autônomas negativadas. O fato de a pessoa não conseguir comprar renda tão facilmente é um complicador a mais na hora de obter qualquer tipo de crédito.

Nesse caso, o autônomo precisa buscar outros documentos que também podem ser aceitos como comprovante de renda: contrato de prestação de serviços e recibos de comprovantes de depósitos; declaração do sindicato, cooperativa ou associação; Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) com Darf, por exemplo.

Outros documentos aceitos são Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA); extrato de banco dos últimos três meses e a Declaração Anual do Imposto de Renda.

Para fugir das instituições que consultam os serviços de proteção ao crédito, os autônomos devedores podem buscar alternativas nas financeiras que não fazem consultas ao SPC e Serasa.

Mas, como eles não conseguem comprovar a estabilidade de renda e não podem optar pelo empréstimo consignado, os profissionais autônomos devedores acabam pagando caro pelas ausência de burocracia e facilidade de obtenção de crédito em instituições que não fazem consulta ou pedem comprovação de renda.

Para compensar o risco de emprestar para alguém devedor e sem estabilidade financeira, essas empresas cobram as mais altas taxas de juros do mercado, até dez vezes maiores do que as praticadas no crédito rotativo dos cartões. Em muitos casos, o tomador do empréstimo paga mais do que o dobro do recebeu na operação.

Outro cuidado que o autônomo negativado deve ter é com sites que prometem empréstimos imediatos. Em muitos casos, eles não passam de fraudes e golpes.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de empréstimos para negativado assalariado? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns