Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empréstimo pessoal online não é atrativo em época de juros altos

A- A+

Fugir das dívidas e ver seu nome fora da lista de negativados exige disciplina financeira. Para quitar um débito de forma urgente, o empréstimo pessoal online costuma ser uma maneira rápida de conseguir o dinheiro necessário. Afinal, logo após a solicitação ser aprovada, o valor entra na sua conta corrente.

Na maioria das vezes, esse tipo de empréstimo é um crédito pré-aprovado que o banco disponibiliza aos seus clientes, baseado em seus cadastros.

Segundo a assessora financeira da REORG Gestão Financeira, Ana Paula Pavanatti, suas taxas de juros variam conforme o mercado e a taxa Selic. Diante disso, o produto não é o mais atrativo do momento, em função da alta de juros.

Mas, afinal, quais são as vantagens e desvantagens de optar por um empréstimo pessoal online?

O empréstimo pessoal online costuma ser prático para o cliente.

Simular empréstimo e conhecer valor das parcelas evita despesa difícil de pagar. Foto: iStock, Getty Images

Prós e contas do empréstimo pessoal online

Para Ana Paula, antes de elencar pontos positivos e negativos de qualquer modalidade de empréstimo, é preciso, primeiramente, fazer um diagnóstico da sua atual situação financeira e um orçamento para futuro período em que possivelmente estará comprometido e endividado.

A partir daí, o empréstimo pessoal online pode ser, ou não, a opção mais indicada para o seu caso.

A principal vantagem de quem opta por essa modalidade de crédito é a  rapidez. Para quem tem limite pré-aprovado, em poucos minutos, o dinheiro entra na sua conta. Diversas instituições fornecem esse tipo de serviço através do seu internet banking.

Em outros casos, no entanto, a negociação pode demorar um pouco mais. Certos bancos adotam procedimentos diferentes e você precisa preencher um formulário com seus dados e assinar um contrato online. A resposta final pode ser conferida em até dez dias.

Vale lembrar também que, para que o empréstimo pessoal online seja contratado, é preciso respeitar o limite de crédito. Esse é o valor total que o banco permite ao cliente usar. Ele é calculado a partir das movimentações financeiras da conta.

No entanto, apesar das facilidades, alguns cuidados precisam ser tomados na hora da contratação.

Estar por dentro das condições estabelecidas, verificar se os juros cabem no seu bolso e se o valor total é adequado para você são algumas delas, conforme lembra Ana Paula. “Adquirir um empréstimo sem planejamento pode ser o começo de uma série de problemas, inclusive de saúde”, completa.

Você vai se interessar por:

Tabela de juros para empréstimo pessoal: compare as taxas dos bancos

Encontrar juros do crédito pessoal favoráveis exige informação

Cheque especial ou empréstimo pessoal: descubra a melhor opção

3 dicas ao solicitar empréstimo pessoal online

Antes de contratar o seu empréstimo pessoal online, pense na sua segurança e priorize sempre o seu planejamento financeiro.

De nada adiantará quitar uma dívida antiga para contrair outra, especialmente porque esse tipo de empréstimo costuma ter um dos juros mais altos do mercado. Confira algumas dicas para acertar na contratação.

Valor das parcelas

Verifique o valor a ser utilizado, confirme se o custo das parcelas cabe no seu orçamento e se isso não irá causar apertos futuros. Verifique se realmente vale a pena pagar os juros propostos e pesquise as melhores taxas.

Simulação do pagamento

Antes de realizar a contratação do empréstimo pessoal online, faça uma simulação do pagamento. Alguns bancos permitem que os clientes incluam a quantidade de parcelas e escolham quando começar a pagar. Caso sua instituição financeira não fornece esse serviço, há sites que realizam essa operação, como o BankFacil.

Horário comercial

Utilize o horário comercial para fazer essa operação. Caso o dinheiro não caia na sua conta bancária, você pode recorrer a ajuda do seu gerente.

 

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como não pagar juros de cartão de credito
juros de cartão de crédito atrasado
melhor lugar para trabalhar
fim do crédito rotativo
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Usando o cheque como instrumento de crédito