Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empréstimo para viagem pode não ser uma boa ideia

A- A+

O empréstimo para viagem pode parecer uma alternativa prática para planejar as suas férias com um orçamento mais folgado e sem complicações. Mas, ao invés disso, os especialistas indicam que essa não costuma ser uma alternativa viável para o seu bolso.

Empréstimo para viagem não é indicado

“Viajar é um sonho e, como tal, deve primeiro ter ações alinhadas para poupar e depois realizar“, explica a educadora e coach financeira Karen de Medeiros Calixto Ferreira. Ou seja, planejar o seu orçamento é a saída. Afinal, ao fazer um acompanhamento dos seus gastos, também é possível descobrir como o seu dinheiro é investido.

Para o economista Thiago Werminghoff, sócio-diretor da B&W Consultoria Econômica e Financeira Ltda., ainda antes é importante fazer uma pesquisa dos custos totais da viagem e estimar o impacto que esse valor vai ter na sua renda. Assim, é possível tomar decisões mais inteligentes e precisas em relação ao seu dinheiro.

Quando você realiza um empréstimo, o processo é o inverso. Antes você valor solicitado e depois precisa achar uma maneira de quitar a dívida – com o acréscimo de juros. Se a meta é viajar nas próximas férias de verão, planeje desde o início do ano para que os recursos estejam disponíveis.

Ao invés de recorrer ao empréstimo para viagem, a dica é economizar. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar o empréstimo para viagem

Está com dificuldades para elaborar o planejamento e tornar a economia uma realidade? Confira quais são os principais passos a seguir:
– Faça uma revisão no seu orçamento pessoal e identifique gastos que podem ser reduzidos ou até mesmo cortados
– Defina o valor a ser poupado e estipule até quando a meta deve ser alcançada. Mas atenção, o prazo deve ser realista e não apenas uma data inventada. Do contrário, é bem provável que você acabe frustrado
– Separe o dinheiro economizado daquele que é destinado para novas compras e pagamentos. Nesse caso, a caderneta de poupança pode ser uma aliada, mesmo com seu baixo rendimento.
Determinar quais são os seus objetivos específicos também ajuda a ter certeza de qual é o momento certo para realizar a viagem, opina Luísa Ferreira, autora do blog Janelas Abertas. Ela lembra ainda que o ideal é planejar os detalhes com antecedência.
“Assim, além de poder parcelar alguns gastos e conseguir tarifas mais baratas pra outros, você tem mais tempo pra pesquisar sobre o destino. E quanto mais informação você tiver, mais difícil cair em roubadas e ter gastos imprevistos ou desnecessários”, complementa.

Gostou das dicas sobre empréstimo para viagem? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
não consigo pegar empréstimo
como economizar na limpeza
não consigo pagar financiamento veículo
cartão de loja pode cobrar anuidade?
empréstimo pelo celular