Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empréstimo para aposentado tem juros mais baixos

A- A+

A facilidade de acesso ao crédito tem tornado cada vez mais comum o empréstimo para aposentado, que costuma ocorrer a partir de modalidades mais atrativas ao cliente. Mesmo com as vantagens oferecidas, é importante sempre pesquisar antes de pedir dinheiro emprestado. Afinal, sem conhecer as condições fica mais difícil manter as prestações em dia.

Modalidade de empréstimo para aposentado

Como os aposentados possuem a garantia de recebimento de dinheiro do INSS mensalmente, o crédito consignado é uma das opções mais utilizadas, aponta o economista Thiago Werminghoff,  sócio-diretor da B&W Consultoria Econômica e Financeira Ltda.

“Os valores solicitados pelos aposentados junto às instituições autorizadas são creditados na conta corrente do próprio beneficiário e as parcelas são descontadas diretamente do benefício recebido pelo aposentado, sem que seja necessário deixar dinheiro no banco para essa amortização”,  explica Werminghoff. A principal vantagem de optar pelo crédito consignado são as taxas, que estão entre as mais baixas do mercado e permitem endividamento menor.

emprestimo-para-aposentado

Antes de solicitar o empréstimo para aposentado, avalie o impacto da dívida no seu orçamento. Foto: iStock, Getty Images

Empréstimo para aposentado: cuidados ao contratar

Embora contratar um empréstimo para aposentado seja mais fácil e barato, é fundamental tomar alguns cuidados. Se você não está familiarizado com as operações bancárias, é importante consultar alguém que entenda do assunto e discutir as opções oferecidas pelo banco.

O primeiro passo é consultar as taxas praticadas em diferentes instituições financeiras. Para conferir a informação, basta acessar o site do Banco Central. Os números são atualizados constantemente e as variações podem ser maiores do que você imagina.

Via de regra, Werminghoff indica que a melhor alternativa é solicitar o crédito consignado no banco que você recebe a aposentadoria. Mas, independente da escolha, não abra mão de falar com o seu gerente e negociar os valores cobrados.

Também tenha cuidado com o o valor do empréstimo. De acordo com a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kawauti, ele não pode comprometer mais do que 30% da sua renda mensal. Ao solicitar o crédito consignado, também avalie  impacto das prestações no orçamento.

Afinal, como o dinheiro é descontado diretamente da sua conta, algumas adaptações vão ser necessárias para que a dívida não se torne um problema. Nessa hora, o planejamento financeiro é o seu maior aliado e permite manter as contas em equilíbrio.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de movimentar o seu dinheiro com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre empréstimo para aposentado? Compartilhe!

Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito