Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empréstimo ou financiamento: qual a diferença?

A- A+

Contar com a ajuda de serviços de crédito financeiro pode ser a forma mais fácil de realizar um sonho. A questão é que, com tantas opções disponíveis, pode ser complicado saber o que é melhor, empréstimo ou financiamento. Os dois têm finalidades bem parecidas, mas os sistemas são distintos e é importante entender a que cada um se presta.

Empréstimo ou financiamento

Compra de imóveis costuma combinar melhor com sistema de financiamento. Foto: iStock, Getty Images

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento

Seja empréstimo ou financiamento, qualquer um dos dois serviços de crédito consiste, basicamente, na mesma situação. O contratante toma dinheiro de uma instituição financeira e deve pagar de volta em parcelas que cabem em seu orçamento, normalmente com juros.

Porém, é na forma de obter esses benefícios que os dois serviços se diferenciam. Uma das principais distinções entre empréstimo ou financiamento está nas informações que você precisa dar para a aprovação e na garantia do banco ou instituição financeira para minimizar o risco de não pagamento. 

O financiamento, por exemplo, é muito usado para carros ou casas. Se as parcelas não são pagas, a instituição financeira pode entrar na justiça para tomar o veículo ou o imóvel e minimizar seu prejuízo.

Dicas para quem pensa em empréstimo ou financiamento

A primeira e mais importante dica para quem está pensando em contratar serviços de empréstimo ou financiamento é ligada às restrições de CPF. Nenhum tipo de serviço de crédito será liberado para pessoas que estão em dívida com estabelecimentos comerciais ou outras instituições financeiras, já que isso não garante segurança quanto à quitação das novas parcelas.

Também é preciso tomar cuidado com o tipo de serviço que você pretende contratar, seja ele empréstimo ou financiamento. Os juros abusivos podem complicar a sua vida na hora de se planejar para o pagamento das parcelas. Procure as opções com taxas mais baixas. Além disso, procure não atrasar nenhum pagamento para não ter que arcar com multas e juros.

Uma forma de se planejar para contratar créditos com juros mais baixos e com mais chances de aprovação é usar serviços como o da Serasa Experian, que libera informações sobre seus hábitos de consumo e de pagamento de contas às empresas financeiras.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas do artigo? Comente.

vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
não consigo pegar empréstimo
não consigo pagar o aluguel
não consigo pagar financiamento veículo