Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empréstimo consignado: juros menores são o atrativo principal

A- A+

Buscar um empréstimo deve ser uma decisão muito bem avaliada. Em geral, especialistas o recomendam para quem quer financiar os estudos, a casa ou o negócio próprio. Para qualquer caso, a melhor alternativa é aquela que apresenta boas condições de pagamento, ou seja, parcelas que cabem no seu bolso. E o empréstimo consignado tem, como principal atrativo, os juros baixos.

emprestimo-consignado

Descontos não podem superar 30% da renda. Foto: iStock, Getty Images

O que é o empréstimo consignado

Empréstimo consignado, segundo definição do Banco Central (BC), é uma modalidade em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento ou de benefício previdenciário. Essa garantia de recebimento permite que a instituição financeira aplique uma taxa de juros mais baixa.

A consignação depende sempre de autorização prévia do cliente à instituição financeira que vai conceder o empréstimo. Geralmente, não se pode descontar mais do que 30% do valor da remuneração do contratante. Antes de fechar o contrato, lembre de verificar esse detalhe com o gerente do seu banco.

Perdi o emprego, e agora?

Você está empregado, faz um empréstimo consignado e, de repente, recebe a notícia da demissão. Nesse caso, a instituição financeira pode debitar diretamente de sua conta os valores referentes a parcelas que, por conta do término do vínculo de trabalho, não foram descontadas em folha de pagamento.

Isso, contudo, deverá ter sido autorizado previamente por você. Na maioria dos casos, há uma cláusula no próprio contrato que define a possibilidade de débito em conta. Do contrário, a cobrança é ilegal.

Alternativas ao empréstimo consignado

O sócio da Monte Bravo Investimentos, Pier Mattei, defende que o empréstimo bancário deve ser evitado ao máximo, pois, depois de acionado, a pessoa terá que arcar com os juros. “A melhor estratégia é sempre identificar o quanto precisa e trabalhar exclusivamente para alcançar aquela meta”, destaca.

Já o assessor financeiro do site EuQueroInvestir.com, Juliano Custodio, sugere como alternativas a alienação de um bem ou o refinanciamento. “O cliente do banco coloca um bem quitado em garantia, seja casa, terreno ou carro, e retira o dinheiro com o bem em garantia. Nessa modalidade, é possível conseguir taxas de 1% a 1,5% ao mês”, explica.

Cuidados ao contratar um empréstimo consignado

Quer fazer um empréstimo consignado? O Banco Central alerta sobre alguns cuidados que precisam ser tomados:

– Antes de contratar empréstimos, pesquise as taxas de juros e condições oferecidas por outras instituições

– Verifique se a instituição financeira está autorizada a funcionar pelo Banco Central e, no caso de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, se a instituição está conveniada com o INSS

– Não se deve aceitar a intermediação de pessoas com promessas de acelerar o crédito

– Avalie como o empréstimo consignado vai afetar a sua renda

– Por fim, uma regra que vale para qualquer momento: não forneça o cartão magnético ou senha de banco a terceiros.

Cartões de crédito com benefícios

Está em meio a um empréstimo e precisa de praticidade e segurança para pagar suas contas? Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens
quando vale a pena comprar título de capitalização
Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
não consigo pegar empréstimo
como lidar com a avareza
não consigo pagar financiamento veículo