Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empréstimo com restrição pode reservar armadilhas para o seu bolso

A- A+

Se você faz parte do time de endividados, é possível que já tenha cogitado o empréstimo com restrição como uma solução para as contas que não consegue pagar. Afinal, são muitas as propagandas oferecendo o famoso crédito para negativado.

Quem perde o sono tentando encontrar um maneira de sair do vermelho pode se sentir atraído pelas supostas vantagens da modalidade, que promete dinheiro na mão rápido e fácil. Mas será que a vale a pena?

Pense bem antes de contratar empréstimo com restrição.

Evite solicitar empréstimos se o seu nome está em listas de negativados. Foto: iStock, Getty Images

Empréstimo com restrição tem juros altos

Um dos maiores problemas do empréstimo com restrição são os altos juros cobrados nesses casos. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Contabilidade (Anefac), para negativados, eles podem ser até 30 vezes maiores que os praticados para pessoas sem restrição, quando chegam a 43% ao ano.

Se você for buscar a opinião de um consultor financeiro, é pouco provável que ele o aconselhe a embarcar nessa ideia. Muitas das ofertas de crédito fácil são, na realidade, um golpe. E tudo que você não precisa nesse momento é perder mais dinheiro.

Alguns golpistas utilizam, inclusive, o nome de empresas sérias e conhecidas no mercado. A regra é simples: quanto mais facilitado o dinheiro, maior deve ser a desconfiança do consumidor – especialmente com quem cobra taxas para a liberação de crédito.

Quem concede o empréstimo com restrição

Existem empresas que concedem o empréstimo com restrição. Entretanto, a maioria delas só trabalha com servidores públicos ou beneficiários do INSS. Nesse caso, trata-se do chamado “desconto em folha de pagamento”.

Outras empresas até concedem o valor para pessoas sem renda fixa, mas fazem uma análise minuciosa das restrições do candidato ao crédito. Em muitos casos, é preciso emitir cheques pré-datados como garantia.

Vantagens

– Dinheiro na mão em até 24 horas

– Acesso ao crédito em momentos de dificuldade.

Desvantagens

– Valores pequenos (de R$ 300 a R$ 5 mil, geralmente)

– Exigência de muitos comprovantes (contracheques e extratos bancários)

– Prazo curto para devolução.

Alternativas de crédito

O ideal é não solicitar empréstimos quando o nome está nos cadastros negativos como SPC ou Serasa. Mas uma alternativa é verificar o limite de saque de seu cartão de crédito. O montante geralmente é baixo, mas não há burocracia. Trata-se de um limite pré-aprovado – ou seja, um tipo de empréstimo.

Outra alternativa é solicitar a parentes ou amigos mais próximos. Servidores públicos – seja da esfera federal, estadual ou municipal – e aposentados e pensionistas no INSS têm direto a um crédito consignado, geralmente disponível pelas agências bancárias.

Você vai se interessar por:

Limite do crédito consignado passa a ser de 35% da renda

Saiba quais são as exigências para obter crédito bancário

Conheça as opções de crédito para pessoa jurídica

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pensando em recorrer ao empréstimo com restrição? Deixe um comentário.

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns