Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Emprésimo com cheque: entenda como funciona

A- A+

O empréstimo com cheque é uma modalidade de crédito que vem crescendo em virtude de ser rápida, com pouca burocracia e democrática. Para acessá-la, basta ter um talão de cheque e o nome limpo na praça.

Mais uma modalidade pessoal de crédito, o empréstimo com cheque pré-datado é imediato e oferecido por diversas instituições financeiras. Algumas chegam a oferecer carência entre 30 e 60 dias para o pagamento da primeira parcela.

Outra facilidade do empréstimo com cheque é que as financeiras não exigem informações sobre a destinação do recurso. O solicitante também não precisa desembolsar nenhum valor na hora do recebimento do empréstimo, já que ele deixa as folhas de cheque como garantia, que são descontados mensalmente até o final do prazo do empréstimo.

emprestimo-com-cheque

Antes de contratar, é importante conhecer regras e taxas de juros. Foto: iStock, by Getty Images

 Regras do empréstimo com cheque

O empréstimo com cheque é bastante simples. O banco ou financeira libera o recurso e recebe em troca uma determinada quantidade de folhas de cheque do solicitante. Nas folhas, são preenchidas as datas e valores de acordo com a quantidade de parcelas determinadas no empréstimo.

O cheque deve ser do próprio solicitante do empréstimo. Isso quer dizer que ele deve estar com o nome limpo na praça, já que os bancos e financeiras checam os cadastros do SPC e do Serasa antes de aprovarem o empréstimo.

Em caso de nome sujo na praça, alguns bancos e financeiras aceitam como garantia cheques de alguém com o nome limpo e CPF regular, desde que ele assuma o papel de fiador ou avalista. Cabe ao solicitante do empréstimo pedir a alguém de confiança os cheques.

No caso do cheque pré-datado do empréstimo ser devolvido na data do depósito, ele é protestado e pode até negativar o nome do cliente caso não seja imediatamente regularizado.

Taxas de juros do empréstimo com cheque

Como é uma modalidade de crédito imediata (geralmente o recurso é liberado em até 24 horas após sua solicitação), o empréstimo com cheque costuma possuir taxas de juros mais altas do que outros tipos de empréstimo.Elas variam entre 3% a 6% ao mês, sendo que os juros das instituições bancárias que praticam a modalidade geralmente são menores do que os das financeiras.

Antes de contratar um empréstimo com cheque, é importante que se pesquise quais instituições oferecem os juros mais baratos. “Examine todos os detalhes, como taxas e custos adicionais com cadastro, taxa de juros, prazo, valor mensal. É importante examinar, se possível, algumas alternativas em bancos e financeiras diferentes”, aconselha Antônio Carlos Machado, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac).

Mas, ainda que as taxas de empréstimo pessoal com cheque estejam no patamar entre 60% e 140% ao ano, elas são mais vantajosas do que as com o cartão de crédito e cheque especial.

De acordo com Anefac, os juros com cartão estão quase nos 300% ao ano, enquanto os do cheque especial chegam a 200%. Por isso, muita gente opta pelo empréstimo com cheque para quitar dívidas com cartões e cheque especial.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para empréstimo com cheque? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns