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por Vivo Seu Dinheiro

Empresas apostam cada vez mais no mobile marketing

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Os celulares e smartphones já são principal canal de acesso à internet no Brasil, de acordo com um levantamento da consultoria e.Life Group. Segundo a pesquisa Hábitos e comportamentos dos usuários de redes sociais, os aparelhos móveis são os meios mais utilizados por 43% dos entrevistados que acessam a web no país. Como consequência, os smartphones e celulares tornaram-se também as principais plataformas de contato entre as empresas com os seus consumidores, o chamado mobile marketing.

Por meio destes canais, os segmentos de comércio e de serviços encontram uma linha rápida e direta de comunicação com os seus públicos, o que pode acontecer em simples visitas ao websites corporativos, por meio pesquisas no Google, pelo acesso aos perfis das empresas em redes sociais e até mesmo por mensagens diretas via e-mail e comunicadores instantâneos, como o WhatsApp. Mas qualquer que seja o caminho o fato é que as empresas têm à disposição hoje ferramentas de marketing direto impensáveis até alguns anos atrás.

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Empresas enviam cupons de descontos para o celular de usuários que frequentam as lojas. Foto: iStock, by Getty Images

A conseqüência do acesso crescente à internet via smartphones é um crescimento gigantesco nas ações voltadas ao mobile marketing. Nos Estados Unidos, o segmento cresce a taxas de 50% ao ano e, somente em 2015, a expectativa é de que movimente US$ 400 bilhões. No país, com o objetivo de comparar preços, conferir resenhas de produtos e obter cupons de descontos, sete a cada 10 consumidores utilizam os smartphones enquanto fazem compras.

No Brasil, a tendência é de que mais e mais empresas adotem esta prática. Em lojas, restaurantes, academias, livrarias e diversos outros tipos de estabelecimento, os clientes já têm atualmente acesso gratuito às redes wi-fi. Com isso, as empresas têm maior facilidade para a divulgação de produtos e a oferta de cupons virtuais de descontos aos consumidores que transitam não só dentro, mas também nas proximidades das suas lojas.

Mobile marketing cresce no país

Aos poucos, iniciativas voltadas ao mobile marketing em caráter mais amplo estão sendo adotadas Brasil afora. Em São Paulo, no Natal passado, por meio de uma plataforma de conteúdo via Bluetooth, o Shopping Vila Olímpia enviou aos frequentadores cupons que davam ingressos de cinema e isenção de estacionamento.

Hoje, este tipo de ação já faz parte da rotina de muitas lojas e redes de varejo. Em 2014, a empresa brasileira-norueguesa Ouvi implantou um sistema de cupons para celular para a então recém-inaugurada loja da rede de moda Riachuelo, no Tietê Plaza Shopping, em São Paulo.

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Por meio do mobile coupon, a rede realiza suas próprias ações, distribuindo cupons para os clientes que transitam no shopping, sem a dependência de aplicativos e com a validação dos cupons diretamente nos caixas da loja, por meio da digitação do código, contido no SMS, ou da leitura do código de barras da imagem do cupom.

Os cupons, que não precisam ser impressos, têm códigos individuais para cada consumidor, o que ajuda a evitar fraudes. Além disso, os clientes têm a alternativa de solicitar e armazenar os cupons nos celulares e usá-los no momento em que quiserem.

O Vertical Shopping, do Rio de Janeiro, o Suzano Shopping, de Suzano (SP), e a rede de lojas de sapatos My Shoes adotaram a Octoplus, plataforma de inteligência móvel desenvolvida pela empresa Kanamobi para shopping centers e grandes varejistas. Por meio de aplicativos móveis em Android e iOS, as empresas que usam Octopus oferecem aos consumidores cupons promocionais, ofertas personalizadas e até dicas de moda.

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