Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empresa de limpeza ou diarista? Saiba qual o melhor custo-benefício

A- A+

O mundo mudou e, com ele, as relações de trabalho também evoluíram. Dessa forma, surgem dúvidas até mesmo para manter a casa limpa. Com a gama de serviços oferecidos atualmente, é melhor contratar uma empresa de limpeza ou uma diarista? Só mesmo fazendo as contas para saber.

Tudo depende, claro, das necessidades de cada cliente. Mas há um entendimento geral, que se aplica à maioria dos casos envolvendo residências. Conforme Silvinei Toffanin, diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria, em termos de valores, a contratação de uma diarista é melhor do que uma empresa de limpeza, pois paga-se somente o valor por dia de trabalho.

Funcionárias de empresa de limpeza

Empresas de limpeza já prestam serviço também em residências. Foto: Shutterstock

Toffanin destaca que a contratação de uma diarista é indicada para realizar trabalhos esporádicos, somente em residências. Isso significa que não deve haver uma frequência – a exemplo do trabalho contínuo. Também não deve ultrapassar dois dias por semana.

“No caso das diaristas, não se deve estender os benefícios de uma empregada doméstica, como o vale-transporte, auxílio-alimentação, entre outros, pois eles já devem estar inclusos no valor da diária”, destaca.

Como funciona uma empresa de limpeza

Toffanin explica que uma empresa de limpeza tem como diferencial um serviço estruturado, com profissionais treinados e fazendo uso de novas tecnologias. “O preço costuma ser um pouco maior quando comparado ao de uma diarista, mas há diferenças na prestação de serviços”, avalia.

Em residências, a tradição sempre foi de ter uma diarista, mas esse perfil vem mudando aos poucos. “As empresas de limpeza já estão oferecendo os serviços para residências e notamos que algumas delas trabalham com muita qualidade e de forma estruturada, caindo no gosto do cliente”, observa.

O consultor destaca, entretanto, que o mais usual ainda é ter uma diarista, com a qual o proprietário da residência já é acostumado. “Acredito que a tendência é que, com o tempo, as formas de prestação de serviços sejam aperfeiçoadas e os hábitos também”, avalia.

Se é verdade que, financeiramente, o serviço da diarista costuma ser mais barato que uma empresa de limpeza, conforme Toffanin, também vale considerar o nível de serviço, que é muito importante. “Às vezes, o mais barato não significa uma entrega com tanta qualidade”, pontua o especialista.

Você vai se interessar por:

Compare 4 modelos de aspirador que vão facilitar a limpeza

Compare modelos de enceradeira e saiba a hora certa de usar

Compare 4 modelos e escolha o seu espremedor de frutas

Proteção para sua residência

Se você busca soluções de limpeza para sua casa, que tal estender essa preocupação para garantir a integridade dos seus bens? Com o Seguro Proteção Residencial da Vivo, em parceria com a ACE Segurafora, você garante indenização em caso de incêndio, raio, explosão, roubo ou furto qualificado, danos elétricos – como variações anormais de tensão, curto-circuito, calor gerado acidentalmente por eletricidade, descargas elétricas ou qualquer fenômeno de natureza elétrica – além de responsabilidade civil e familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Já sabe se vai optar por diarista ou empresa de limpeza? Deixe seu comentário.

reduzir gasto com doméstica
Casal tem casa com jardim
quanto custa uma empregada doméstica
Bicarbonato de sódio na limpeza
É possível encontrar opções de aluguel por temporada pela internet.
A renovação de contrato gera dúvida em locatários.