Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empreendendo na cozinha: como fazer balas de coco para vender

A- A+

Muitas vezes, montar o próprio negócio não é apenas uma questão de vontade, mas de necessidade. Seja qual for o caso, quando você tem um talento, fica mais fácil encontrar motivação para empreender e ter sucesso no desafio. Se gosta de cozinhar, que tal fazer balas de coco para vender? Ao acertar na receita, pode ganhar um bom dinheiro por mês.

Fazendo balas de coco

Quem tem habilidade na cozinha pode preparar esse tradicional e saboroso doce. Foto: iStock, Getty Images

Balas de coco: aposte nessa ideia

Uma característica interessante das balas de coco é que você não precisa se dedicar um dia inteiro para prepará-las, ao contrário do que acontece com outros alimentos.

O tempo de cozimento de uma “remessa” é de aproximadamente 40 minutos. Isso significa que você pode prepará-las em horários alternativos ao seu trabalho, empreendendo em meio período, caso sua intenção seja obter renda extra.

Do que você precisa:

Matéria-prima e utensílios

Os entendidos no assunto garantem que a receita é simples. São poucos ingredientes – açúcar, leite de coco e água. Você pode precisar também de uma mesa diferenciada. O ideal é que a massa seja trabalhada sobre uma superfície de pedra – preferencialmente mármore, que não retém calor.

É necessário também contar com uma tesoura para o corte da massa e as panelas que você irá usar.

O maior segredo para fazer a bala de coco perfeita (aquele que se desmancha na boca) é ter paciência para esticar a massa. Logo que sai da panela, é preciso esticar, fechar e dobrar por repetidas vezes, até que a massa fique com a textura sedosa.

Há uma máquina que faz esse processo. Assim, você ganha tempo e consegue preparar uma quantidade maior de balas de coco. No início, até começar a ter lucro, o melhor mesmo é fazer à moda antiga. Isso lhe dará mais prática também.

Divulgação

Sempre é importante pensar em uma forma de divulgar seu trabalho – seja por meio de redes sociais, em canais como Facebook ou Instagram, ou mesmo vendendo de porta em porta. A comida tem um fator interessante: quando os primeiros clientes aprovam, eles acabam por fazer a melhor propaganda boca a boca que se pode imaginar. Então, capriche!

Logística

Outro ponto fundamental é planejar as formas de entrega para os clientes que não puderem vir buscar. Se você não possui veículo, pode pensar em entregar por motoboy, por exemplo. Algumas doceiras enviam até mesmo pelo correio. Nesse caso, é preciso planejar a forma de pagamento.

O seu sistema de vendas não precisa ficar restrito a poucas unidades por pessoa. Hoje em dia, há uma forte tendência de consumo de balas de coco em festas, principalmente casamentos e aniversários infantis. Nesses casos, você pode vender em maior quantidade.

Coloque a mão na massa

Caso você ainda não saiba preparar balas de coco, está na hora de aprender a receita. Confira:

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar refinado
  • 200 ml de leite de coco
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, misture os ingredientes e leve ao fogo brando, sem mexer. Após ferver, apenas aumente o fogo. Deixe assim por 30 minutos até que a calda engrosse.
  2. Como saber se está no ponto? Retire uma colherada e despeje em uma xícara com água. Se endurecer, está pronto. Se ficar mole, aguarde mais um pouco e teste novamente.
  3. Quando atingir o famoso ponto de bala, é hora de passar para a próxima etapa. Unte uma mesa de mármore ou granito, espalhe a massa sobre ela e deixe esfriar um pouco até chegar a uma temperatura que você consiga trabalhar. Depois, comece o processo de estica-fecha-dobra até que a massa fique branquinha e sedosa.
  4. Quando estiver com a textura ideal, faça rolinhos e corte com uma tesoura a cada dois centímetros, o mais rápido que puder e aguarde a secagem. Para que a massa não grude na tesoura, passe manteiga no fio antes de iniciar o corte.

Tempo estimado: 40 minutos

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Ficou interessado em fazer balas de coco para vender? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria