Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Empreendedorismo: descubra como abrir uma floricultura e monte seu negócio

A- A+

Se você vem cogitando diversas ideias para abrir seu próprio negócio, saiba que algumas atividades específicas, como abrir uma floricultura, podem gerar um resultado bastante interessante do ponto de vista financeiro.

Em primeiro lugar, é preciso definir o tipo de floricultura que você pretende abrir. Caso deseje cultivar algumas espécies de plantas ornamentais, é preciso contar com um espaço maior, aberto, e com uma estufa – ainda que pequena.

Se pretende manter seu foco em arranjos para presentes, o local pode ser menor – como uma sala comercial – mas ainda assim pode precisar de uma reforma, pois o espaço para aguardar as flores que vêm da distribuidora deve ser refrigerado. A câmara fria aumenta a durabilidade das flores em até uma semana.

Como abrir uma floricultura

O custo e a estrutura podem variar de acordo com a cidade e com o estilo de negócio. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) faz uma projeção em torno de R$ 120 mil, já com as reformas e capital de giro inclusos.

No caso das plantas ornamentais, o espaço físico deve ser bem maior não apenas pelo cultivo, mas pelo fato de que os clientes gostam de ir pessoalmente escolher os produtos. Nesses locais, é necessário contar com acessórios de jardinagem para comercializar – desde pedras até vasos e ferramentas.

como abrir uma floricultura

Flores ornamentais, ou mesmo para presentes, têm saída o ano todo. Foto: iStock, Getty Images

Já se você pretende focar nos arranjos, o negócio será montado sob outra perspectiva. O espaço pode ser pequeno, mas é preciso trabalhar o visual. As flores são utilizadas como presente nas mais diversas ocasiões, mas podem vir acompanhadas de inúmeros presentes como bombons, bebidas, cestas, canecas e outros acessórios.

Nesse caso, é interessante montar diferentes modelos de arranjos, em diversas faixas de preços. Contar com uma loja virtual também é uma ótima forma de potencializar suas vendas. Para isso, é preciso providenciar meios de pagamento seguros. A boa notícia é que as empresas que desenvolvem esse tipo de ferramenta já incluem esse serviço no pacote.

A floricultura no estilo loja também requer maior criatividade e dinamismo. Não é preciso ter muito funcionários, no entanto eles precisam ser capacitados para criar belas composições. E a inovação não para por aí.

É preciso captar a atenção dos clientes para o produto, não apenas em períodos de formatura e Dia dos Namorados. Agregar outros serviços (como a venda de chocolates) pode ser uma forma de atrair clientela o ano todo.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como abrir uma floricultura? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria