Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Emergência: como fazer ligações sem crédito no pré-pago?

A- A+

Você sabia que é possível realizar algumas ligações mesmo sem crédito no celular de plano pré-pago? É uma ajuda para o usuário em situações de emergência.

Muitas vezes, o usuário pré-pago é surpreendido pela falta de crédito no momento em que mais precisa: na hora de avisar aos pais que chegou com segurança ou quando precisa falar com um amigo sobre mudanças de plano em uma festa.

Operadoras de telefonia oferecem um serviço de microcrédito, que antecipa um pequeno valor da próxima recarga, para que o usuário possa fazer a ligação. Além disso, telefones de serviços de emergência, como polícia e bombeiros, são gratuitos.

Emergência

Recarregar seu celular pré-pago é importante para não ser cancelada a linha. Foto: Shutterstock

Ligações de emergência

Mesmo sem crédito, o usuário ainda pode efetuar ligações a cobrar, por exemplo. O consumidor também tem acesso aos números de atendimento da própria operadora, geralmente os canais de atendimento automático ou central de relacionamento com o cliente.

Outros números de emergência também podem ser discados. É o caso de ligações para números de serviços públicos como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Disque Denúncia e outros.

Essas chamadas de emergência são gratuitas mesmo para quem tem crédito no celular.

Além dos números de emergência

Caso o usuário não tenha créditos e necessite fazer uma ligação que não seja para um número de emergência, existe ainda uma outra opção. Algumas operadores oferecem uma espécie de microcrédito para seus clientes.

Esse microcrédito funciona como um adiantamento de crédito para o consumidor.

A solicitação do serviço é feita por torpedo ou canal de voz. Imediatamente o cliente recebe um crédito que será descontado automaticamente na próxima recarga.

Além do valor antecipado do crédito, o cliente tem um desconto de uma pequena taxa na recarga referente à tarifa do serviço.

Os créditos podem ser utilizados em ligações para qualquer operadora, móvel ou fixa, local ou longa distância e envio de torpedos.

Bloqueio total da linha

Um cuidado que o usuário da linha pré-paga precisa ter é recarregar regularmente seu celular. Mesmo não sendo mais permitido o estabelecimento de prazo de validade para a duração dos créditos dos celulares pré-pagos, as operadoras continuam podendo suspender totalmente a linha caso o usuário extrapole um prazo mínimo sem ter nenhum crédito.

O bloqueio total pode acontecer após passados 30 dias com a linha zerada de créditos. Nesse caso, não apenas as chamadas regulares e acesso a internet são bloqueados. As ligações de emergência e mesmo recebimento de chamadas são totalmente suspensas e a linha, descontinuada.

Crédito antecipado

Clientes Vivo que forem pegos de surpresa sem crédito podem solicitar um crédito antecipado. Com o Crédito Antecipado de Voz, a operadora libera R$ 3 da próxima recarga para ser utilizado em qualquer momento que precisar.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas sobre como lidar com uma emergência? Compartilhe!

vale a pena comprar celular muito barato
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Digno Rafre é celular à prova d'água
Smartphone para crianças da Positivo
Mulher com iPhone bloqueado