Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Elimine as 6 principais dúvidas sobre financiamento de imóvel

A- A+

Ter a sua casa própria ainda é o maior sonho dos brasileiros. Segundo pesquisa recente realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 43% da população almeja ter um lar para chamar de seu. No entanto, na hora da aquisição, começam a surgir as dúvidas sobre financiamento de imóvel. Você sabe de tudo o que precisa para garantir um bom negócio?

Eles não têm dúvidas sobre financiamento de imóvel

Com todas informações sobre o financiamento, fica mais fácil fazer um bom negócio. Foto: iStock, Getty Images

6 dúvidas sobre financiamento de imóvel

Para lhe dar mais segurança antes de bater o martelo, o Vivo Seu Dinheiro reuniu alguns dos principais questionamentos sobre o tema. Confira seis dúvidas sobre financiamento de imóvel e suas respostas. Conhecimento é sempre válido antes de dar um passo dessa importância.

1. O que levar em conta na hora de financiar o seu imóvel?

O tripé de cuidados elencados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) para você analisar o seu financiamento é: a taxa de juros, o Custo Efetivo Total (CET) e o seu relacionamento com banco.

2. Quais são as modalidades de financiamento imobiliário no país?

Existem quatro modalidades de financiamento que estão entre as mais utilizadas no mercado imobiliário do Brasil. São elas: a de Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a de financiamento com a construtora, a carteira hipotecária e a de Sistema Financeiro Imobiliário.

É interessante ver como funciona cada uma delas, porque as modalidades, entre si, possuem diferenças na taxa de juros, no índice de correção e nos recursos que podem ser utilizados para pagar o financiamento, como FGTS e caderneta de poupança, por exemplo.

3. Como funciona o uso do FGTS no pagamento do crédito imobiliário?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser usado para dar entrada em um imóvel, para pagar prestações do financiamento ou mesmo quitá-lo. Para isso, é preciso que você tenha contribuído, pelo menos, por 36 meses – ou seja, três anos de carteira assinada, mesmo que em empregos diferentes.

Além disso, o saque do FGTS só pode ser usado na modalidade Sistema Financeiro da Habitação e, ainda assim, respeitando algumas regras. Não se pode ter nenhum parcela atrasada e o teto máximo fixado para o abatimento das prestações mensais é de 80% do valor.

4. É possível financiar um imóvel estando com um nome sujo?

Sim, é possível. Mas a melhor saída para financiar uma casa com o nome seja é partindo para a negociação direta com o vendedor, sem a interferência dos bancos. As instituições financeiras não costumam fornecer crédito imobiliário a consumidores na lista do inadimplentes.

5. Tabela Price ou SAC? Qual a melhor forma de financiamento?

Essa é uma questão bem pessoal. Para escolher entre Tabela Price ou SAC, depende da sua situação financeira. Na primeira, você pagará mais juros, o valor das parcelas tende a aumentar, mas a primeira prestação tem um custo menor. Na segunda, o valor do juros é menor, as prestações ficam mais baratas, mas a primeira parcela é um pouco mais salgada.

6. Dar um maior valor de entrada vale a pena?

Sim, se você tem condições de dar uma entrada significativa, assim o faça. Essa é uma ótima alternativa para tentar driblar as altas taxas de juros e fazer com que as parcelas do seu financiamento de imóvel caibam no seu bolso.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os brasileiros pagam, em média, 35% do valor da unidade como entrada e financiam os 65% restantes. Com uma entrada maior, as parcelas do empréstimo ficam menores.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Tirou suas dúvidas sobre financiamento de imóvel? Compartilhe as dicas!

investir em imóvel na planta vale a pena
não consigo pegar empréstimo
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
cooperativa habitacional