Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Eletrodomésticos eficientes favorecem a economia de energia

A- A+

Em tempos de dificuldade financeira, qualquer redução de custos é válida para garantir um alívio no orçamento. A economia de energia pode ser uma das saídas mais eficientes para fugir diminuir o aperto. Desligar as lâmpadas da casa quando elas não estiverem em uso, reduzir o tempo do banho e escolher eletrodomésticos de baixo consumo de energia elétrica são hábitos que garantem a diferença na conta de luz.

Economia de energia: escolha pela eficiência

Os gastos com energia elétrica estão na lista das contas fixas das famílias brasileiras e, em muitos casos, aparecem no topo das maiores despesas mensais. Por isso, é importante encontrar maneiras de diminuir a quantidade de energia consumida, o que, consequentemente, vai reduzir o valor final da conta de luz de cada mês. Além, é claro, de ajudar a preservar o meio ambiente.

economia-de-energia-33

Um aparelho de ar-condicionado pode oferecer uma economia de até 40%. Foto: Shutterstock

O Selo Procel, lançado em 1993 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) do Governo Federal, foi criado justamente para identificar os produtos que gastam menos energia elétrica mantendo a qualidade do funcionamento.

Na hora de escolher eletrodomésticos como geladeiras, fornos de micro-ondas, liquidificadores e aspiradores de pó compre os que são etiquetados com o Selo Procel. Dessa forma é possível reduzir o consumo de energia elétrica de 15% a 50%, segundo dados do Procel, deixando o orçamento mais equilibrado.

Atitudes diárias pela economia de energia

Toda economia de energia é bem-vinda tanto para o seu bolso e quanto para o meio ambiente. Outra maneira de economizar é reduzir o tempo de uso de cada eletrodoméstico. Se você prestar atenção, vai notar que existem muitos gastos desnecessários que, eliminados, fazem diferença nas suas contas.

economia-de-energia-34

Atenção: chuveiros podem virar vilões da economia. Foto: Shutterstock

Os chuveiros elétricos, por exemplo, são os principais consumidores de energia de uma casa. Reduza o tempo de banho e procure não deixar a água em uma temperatura tão quente.

O mesmo acontece com o ferro elétrico de passar roupas ou a máquina de lavar. Acumule uma grande quantidade de roupas antes de utilizar cada um deles. A máquina de lavar roupas gasta a mesma quantidade de energia para realizar um determinado ciclo com 10 ou com 50 peças. A diferença é que, lavando de 10 em 10, você gastará com 5 ciclos o que poderia gastar apenas com um.

Compare preços

Para encontrar os melhores preços de eletrodomésticos eficientes, que tal pesquisar e comparar nas maiores lojas virtuais? Com o Vivo Compras você pode filtrar os melhores preços e produtos não apenas em eletrodomésticos, mas também de departamentos como moda, eletrônicos, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais. Além disso, o serviço reúne somente os maiores varejistas do país, com nomes e confiabilidade consolidados no mercado.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços em eletrodomésticos para economizar energia

Você tem uma boa dica de compra para economizar energia no dia a dia? Deixe seu comentário.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple