Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Efeito dominó: Entenda por que o piso estoura todo de uma vez

A- A+

Ao construir ou reformar, ele é quase sempre um dos últimos itens a ser instalado, mas não por isso um dos menos importantes. Acontece que, às vezes, quando mal colocado, ele pode  arrebentar todo de uma vez, como um efeito dominó. Você sabe por que o piso estoura? Entenda esse fenômeno e evite que ele aconteça (de novo).

Entenda por que o piso estoura

A explicação é física e tem, normalmente, duas causas. A primeira tem a ver com a dilatação do piso. As peças de cerâmica, conhecidas popularmente por azulejos, se expandem no calor e, quando a temperatura fica mais amena, tendem a se contrair. Para que não estourem, é preciso que o rejunte seja muito bem colocado, pois este serve como uma espécie de amortecedor do piso.

A segunda causa acontece em pisos mais antigos ou sob muita umidade. Com o tempo, o rejunte vai secando e começa a se esfarelar, perdendo a sua propriedade de fixação. Então a cerâmica se desprende e estufa, estourando uma a uma. Ou seja, em qualquer uma das situações, o rejunte exerce papel muito importante.

por que o piso estoura

Colocação do piso deve ter acompanhamento de engenheiro ou arquiteto. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas para o piso não estourar

Se você já se deparou por uma situação dessa, sabe a dor de cabeça que é, e, certamente, não quer passar por ela de novo. Para quem ainda não enfrentou o problema do piso que estoura o segredo é prevenir. Confira cinco segredos para evitar que a cerâmica arrebente.

 

  • Argamassa certa: Há um tipo específico pra fixar piso em porcelanato e outro para piso em cerâmica. Antes de comprar, confira na embalagem as informações do fabricante.
  • Bem espalhada: Não basta ser o tipo certo, é preciso aplicar a argamassa do modo correto. Use uma desempenadeira dentada, aplicando o produto no chão e na peça do piso como se estivesse espalhando com um pente.  
  • Espessura do rejunte conforme à especificação: Todos os pisos trazem na embalagem a especificação da largura ideal de rejunte. Só se pode usar rejunte fininho em porcelanato retificado.

 

  • Tempo de secagem adequado: É necessário esperar por 72 horas depois que as placas de piso tenham sido coladas para poder fazer o rejunte. caso contrário, ele vai estourar que nem pipoca ou o rejunte vai soltar.
  • Contrapiso bem feito: Capriche na qualidade do contrapiso. Ele precisa estar nivelado, áspero, sem manchas ou trincas.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Gostou das dicas e entendeu por que o piso estoura? Comente.

almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
descontos do empregado doméstico
lareira em apartamento
projeto de arquitetura
trator cortador de grama