Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Educação financeira: você está fazendo seu dever de casa?

A- A+

Sempre é importante colocar em prática o conhecimento que adquirimos. E quando se fala em educação financeira, você faz seu dever de casa direitinho? Para quem não faz, é muito complicado manter as contas em dia. Confira a seguir dicas que podem ajudar você a ter sucesso nesse desafio.

Mulher fazendo o dever de casa,.

Certas atitudes não podem faltar na rotina ter ter uma vida financeira saudável. Foto: iStock, Getty Images

Dever de casa: teste seus conhecimentos

Em nove perguntas, veja se você está fazendo tudo que está ao seu alcance para ter mais tranquilidade financeira:

1. Você registra tudo?

Este exercício é o “be-a-bá” da educação financeira. É preciso anotar todos os gastos – seja em planilha, em aplicativo de celular ou até mesmo em um pedaço de papel. Você precisa tomar esta atitude para assumir o controle dos números.

2. Como está seu autocontrole?

Resistir aos desejos de consumo é uma virtude que nem sempre nasce conosco. Ela pode ser aprendida por meio da mudança de hábitos financeiros. Quando se consegue visualizar os gastos em uma planilha, fica mais fácil controlar os impulsos porque se sabe o que pode (ou não) gastar.

3. Você tem reserva para imprevistos?

Possuir um fundo de emergência para consertar um encanamento quebrado ou qualquer outro imprevisto é importante. Afinal, quando não se tem uma reserva, qualquer gasto a mais pode colocar sua conta no vermelho facilmente.

4. Poupar é possível?

Não confunda reserva de emergência com poupança. Além de ter uma reservinha para uma despesas extras, é importante separar uma parte da renda mensal (em torno de 10%) para colocar na poupança – ou fazer outro investimento – sem esperar retorno rápido. A diferença é que este dinheiro não deve ser tocado. Ele ficará rendendo para realizar um sonho futuro.

5. Sua família colabora?

A educação financeira não deve ser um segredo guardado às sete chaves. Ao contrário, é um conhecimento que deve ser ensinado aos filhos desde cedo. E isso vai além de solicitar que todos colaborem com a redução das despesas. A mesada, por exemplo, é um ótimo recurso para aprender a administrar o dinheiro.

6. Você possui uma rotina financeira?

Anotar despesas, somar, verificar semanalmente o que esta sendo gasto, conferir o extrato bancário. Tudo isso faz parte de uma rotina financeira e é extremamente importante para que o cuidado com o orçamento torne-se um hábito, reduzindo a margem de imprevistos.

7. Quais os seus sonhos?

Especialistas em educação financeira afirmam que ter sonhos ou metas claras ajudam a pensar duas vezes antes de gastar o dinheiro em itens desnecessários. Investir na casa própria, por exemplo, pode ser decisivo na hora de dizer “não” a uma roupa ou celular novo.

8. Como você usa o cartão de crédito?

Essa é uma excelente ferramenta de pagamento, desde que seja feito bom uso dela. Uma dica importante é nunca fazer dele uma renda extra. Lembre-se que toda compra no cartão irá gerar uma parcela, que deve caber no orçamento. Esqueça a máxima “depois eu dou um jeito”.

9. E as dívidas?

Se você tem dívidas, é necessário começar a renegociar. Depois de estar com as finanças organizadas, faça uma listagem de tudo o que deve e o valor total. A dica é começar pelas que têm juros mais altos. Se puder pagar à vista, a chance de reduzir o valor é maior.

Você vai se interessar por:

Uma ajudinha no seu dever de casa

Está com dificuldades para realizar esse dever de casa? Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Você tem mais uma boa dica para cumprir com o dever de casa financeiro? Comente!

vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
inteligência financeira para vencer na vida
tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
melhor forma de economizar