Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Educação: como aliar economia e qualidade nos gastos para os filhos

A- A+

Muito se diz que despender dinheiro com educação não é gasto, e sim investimento. É uma verdade, mas pais bem sabem que, muitas vezes, o mantra deve ser repetido à exaustão, já que, na ponta do lápis, a soma dos valores dados em troca de cursos, materiais e atividades relacionadas à educação para os filhos é de assustar qualquer especialista em orçamento doméstico.

Gastos com educação do seu filho podem ter economia. Foto: iStock, by Getty Images

Gastos com educação do seu filho podem ser menores, sem descuidar da qualidade do ensino. Foto: iStock, by Getty Images

Para evitar um colapso nas contas, algumas dicas podem ser seguidas sem prejudicar a qualidade dos serviços e produtos que os filhos acessam.

1) Material Escolar

Todo início de ano é sempre a mesma dificuldade para quem tem filhos pequenos. Listas gigantes e preços cada vez mais altos dificultam a vida de quem quer material escolar de qualidade e ainda economizar.

O educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos dá algumas dicas para quem vai enfrentar o gasto na educação dos filhos:

– Procure conversar com outros pais e tentar fazer a compra em conjunto, pois, assim, a probabilidade de conseguir preços menores aumenta;

– Junte o material escolar do ano anterior e veja a possibilidade de reutilizá-los. É possível ainda reaproveitar livros didáticos do filho mais velho para o mais novo, se for o caso;

– Faça uma lista do que se precisa comprar, para não se perder e acabar rendendo-se aos impulsos consumistas, deixando de economizar;

– Converse com os filhos antes de sair às compras, explicando a situação em que a família se encontra e quanto poderão gastar com os materiais. Caso contrário, será muito fácil ceder aos desejos deles e, com isso, gastar mais do que o planejado.

2) Escola

Buscar um valor mais em conta para a escola dos filhos é tarefa árdua, já que é uma negociação que não envolve apenas o fator financeiro, mas também o bem estar e educação das crianças. Uma troca que tenha o preço como único requisito pode gerar traumas nos pequenos.

Busque dialogar com os administradores da escola e exponha as suas necessidades e condições.

Caso a solução definitiva seja por uma troca de escola, avise a criança quando a decisão já estiver tomada, para não gerar expectativas e tensões desnecessárias, recomenda a pedagoga Márcia Claro.

3) Cursos

Uma unanimidade entre especialistas em educação é que os pais não devem sobrecarregar as crianças de atividades no contraturno escolar. Sabendo disso, é preciso conhecer o desejo do pequeno e aliar ao orçamento doméstico para ter a exata noção do número de vezes que a atividade poderá ser contratada.

Há uma série de cursos, muitos com atividades gratuitas, que estimulam a interação social e auxiliam no desenvolvimento da criança.

Vivo Descontos

O Vivo Descontos é uma opção para quem quer comprar na internet pagando mais barato. Ao se cadastrar no serviço, o usuário terá direito a muitos cupons de desconto e promoções exclusivas das melhores marcas do Brasil.

Depois de cadastrado, o cliente Vivo poderá acessar e desfrutar de todas as ofertas direto de seu celular, através do site mobile, simCard e mensagem de texto SMS ou ainda em seu computador pelo site Web. Conheça o serviço e aproveite as ofertas.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
melhores universidades do brasil
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet