Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ecoturismo integra lazer e respeito ao meio ambiente

A- A+

Você gosta de natureza e de apreciar belas paisagens? Uma viagem para praticar o ecoturismo pode ser uma boa alternativa. Mas atenção, pois nem só de belezas naturais vive esse segmento da economia. É preciso ter respeito, preservando o ambiente a ajudando a promover a sustentabilidade.

ecoturismo

Ecoturismo de bicicleta junta bem estar com contato com a natureza. Foto: iStock, by Getty Images

 

Conceito de ecoturismo

Conforme o Ministério do Turismo, e ecoturismo é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que possam proporcionar a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Portanto, antes de partir para uma bela viagem, é preciso criar a consciência de preservação.

Confira dicas de locais para a prática do ecoturismo

Listamos sete locais no país para praticar ecoturismo. Confira:

Bonito (MS)

A cidade tem atrativos que mais parecem cenário de filme, com piscinas naturais cristalinas. Antes de começar o passeio, é obrigatório fazer uma reserva e contratar um guia. É isso que mantém as paisagens lindas, com a aparência paradisíaca.

ecoturismo-bonito (800x532)

Nobres (MT)

A paisagem cinematográfica de Nobres é uma alternativa de ecoturismo a Bonito, e muito procurada para a prática de mergulho e flutuação. Entre seus principais atrativos estão os rios cristalinos cheios de peixes, as grutas e as cachoeiras.

 

Serra da Capivara (PI)

Uma visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara pode ser considerada uma verdadeira viagem no tempo. Além da paisagem incrível proporcionada na região semi-árida do nordeste do Piauí – que inclui cânions, baixões e serras – é possível deleitar-se com uma grande concentração de arte rupestre pré-histórica.

Boa Vista (RR)

O Parque Nacional do Monte Roraima já foi até cenário de novela. O topo do monte conta com 2,7 mil metros de altura, sendo um dos mais elevados do país. Paredões, cachoeiras, lagos e formações rochosas enchem os olhos dos visitantes que escolhem esse destino para a prática de ecoturismo.

Jalapão (TO)

Se você procura uma paisagem linda e deserta, o Jalapão pode ser o lugar certo. Reunindo cachoeiras e piscinas naturais cristalinas, chapadões e dunas, seu difícil acesso faz com que seja pouco visitado, mesmo sendo considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Manaus (AM)

Se você deseja conhecer a Floresta Amazônica, o ponto de partida é Manaus. Na própria área central da capital já é possível encontrar uma amostra do que virá pela frente.

ecoturismo-manaus

Presidente Figueiredo (AM)

Uma floresta com lindas cachoeiras no seu percurso encanta turistas vindos de diversos lugares. Também é possível fazer trilhas com diversos graus de dificuldades, desde as mais fáceis até as mais complexas.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
melhores destinos no sul do brasil
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Jovem aproveitando o turismo ecológico
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
Homem consertando o próprio carro e fazendo o pedido de produtos automotivos.