Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ecoturismo em São Paulo: 3 dicas de locais para visitar

A- A+

Se você deseja se reconectar com a natureza, há diversas possibilidades de aliar essa proposta com uma viagem a passeio – especialmente no Brasil. Praticar ecoturismo em São Paulo é uma alternativa interessante, já que o estado é recheado de belezas naturais. Fazer trilhas, conhecer fazendas e sítios e praticar esportes de aventura são algumas das opções.

É interessante mencionar que o ecoturismo atrai muitos estrangeiros para o Brasil. Dados do Ministério do Turismo apontam que, em 2015, 6,3 milhões de turistas visitaram o país. Mais da metade deles – 51,3% – vieram para praticar ecoturismo e conhecer as praias e a cultura brasileira.

ecoturismo em São Paulo

Serra da Mantiqueira é um dos principais destinos para ecoturismo no estado de São Paulo. Foto: iStock, Getty Images

3 dicas de ecoturismo imperdíveis em São Paulo

Ainda não decidiu o destino ideal para praticar ecoturismo? Confira três sugestões abaixo:

  1. Cidade de Cunha

Situado na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, o município de Cunha é um ótimo destino para ficar perto da natureza e conhecer mais sobre a história do Brasil. Uma grande atração é a trilha pela Estrada Real, um circuito que recria caminhos elaborados nos séculos 17 e 18 para o transporte de ouro e diamantes.

O Parque Estadual da Serra do Mar é outra opção, com 315 mil hectares de Mata Atlântica e trilhas que levam a grandes rios e cachoeiras. Também vale fazer uma visita ao Lavandário, uma propriedade rural conhecida pelo cultivo de lavanda, que apresenta um cenário típico europeu.

  1. Parelheiros e Marsilac (Polo de Ecoturismo)

No extremo sul da capital, há dois distritos da subprefeitura de Parelheiros: Parelheiros e Marsilac, além de Capela do Socorro, que contempla a Ilha do Bororé. Eles formam o Polo de Ecoturismo da cidade de São Paulo, onde é possível encontrar duas aldeias indígenas – Krukutu e Tenondé-Porã – e três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings.

Na região também estão quilômetros de Mata Atlântica intocados, na área que ocupa quase 25% da cidade de São Paulo. No local, é possível fazer trilhas, praticar esportes radicais, ver mirantes e tomar banho de cachoeira, além de outras atrações culturais e gastronômicas.

  1. Pico da Cascavel

Se você gosta de esportes radicais, como asa delta ou paraglider, o Pico da Cascavel é o destino certo. Localizado em Socorro, no início da Serra da Mantiqueira, ele tem 1.200 metros de altitude e representa uma opção para se aventurar nas alturas. Lá também é possível fazer trilhas com bicicleta.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

O que achou das dicas sobre ecoturismo em São Paulo? Comente.

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza
o que é a lei de diretrizes orçamentárias