Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Economize no transporte com o Bilhete Único Mensal em São Paulo

A- A+

Quem mora em São Paulo pode aproveitar as vantagens do Bilhete Único Mensal para que o gasto com transporte urbano pese menos no orçamento. A despesa com transporte compromete cerca de 15% da renda dos moradores das nove maiores regiões metropolitanas brasileiras, conforme um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

E está cada vez mais caro se deslocar nas grandes cidades do país. Um levantamento feito pelo jornal O Globo em 2014, com base em números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o custo para andar de ônibus ou metrô no Brasil aumentou mais do que para se deslocar de carro nos últimos 20 anos: as tarifas de transporte coletivo subiram 685% desde 1994, enquanto abastecer o carro com gasolina ou álcool custa 423% a mais.

bilhete-unico-mensal

Cartão pode ser solicitado pela internet. Foto: iStock, by Getty Images

Diante desse quadro, quem usa diariamente ônibus e metrô na cidade de São Paulo, bem como trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pode se beneficiar das vantagens do Bilhete Único Mensal para economizar no transporte.

Saiba como funciona o Bilhete Único Mensal

O Bilhete Único é um cartão que armazena valores para o pagamento de passagens de ônibus, metrô e trens em São Paulo. Com o cartão, você pode fazer até quatro viagens pagando apenas uma tarifa.

O cartão comporta créditos avulsos, ou seja, valores que são debitados a cada viagem, e cota de tempo, no caso, a cota mensal, que dá direito de uso por 31 dias. O crédito mensal não é somado aos saldos avulsos existentes. Você pode adquirir até duas cotas mensais em cada compra, que é o máximo que o cartão consegue acumular. É diferente da compra de créditos avulsos, na qual o valor da nova compra vai se somando ao saldo existente no cartão, até o limite de R$ 200.

Recarga do cartão pode ser feita pela internet

Para solicitar o cartão e ter acesso ao sistema, é preciso acessar a página da SPTrans na internet. Você deve preencher o formulário, informando RG , CPF e CEP residencial. Também será necessário enviar uma foto recente já digitalizada.

Após o cadastro, você será avisado por e-mail sobre quando e onde você deve retirar o seu cartão. Com o cartão em mãos, você pode fazer uma recarga diretamente nos postos físicos, localizados em terminais de ônibus, estações de metrô e trens e estabelecimentos comerciais ou pela internet.

Você vai se interessar por:
Entenda quando vale-combustível pode substituir vale-transporte
Saiba quanto você pode receber de vale-transporte
Confira 5 aplicativos que ajudam na mobilidade urbana
Vale arcar com o custo de um carro? Descubra

Se optar pela compra via internet, você deve acessar o seu cadastro, informar o número do seu Bilhete Único Mensal e selecionar o tipo de crédito que deseja comprar. O sistema irá gerar um boleto para você fazer o pagamento. A liberação do pedido ocorre no primeiro dia útil após a efetivação do pagamento. Antes de você usar os créditos, é preciso fazer a validação em uma das máquinas de auto-atendimento instaladas nos terminais de ônibus e nas estações do metrô e da CPTM.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas de Bilhete Único Mensal? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

estrada elétrica
melhor lugar para trabalhar
bicicleta aro 26
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática