Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Economizar energia permite ganhar descontos em produtos e serviços

A- A+

Reduzir o valor da conta de luz faz bem ao bolso, é claro. Mas as vantagens para quem economiza energia elétrica podem ser ainda maiores. Para dar um incentivo a mais ao consumidor, o programa Pague Verde possibilita ganhar descontos em cinemas, eletrodomésticos e até mesmo em passagens aéreas. Basta ser consciente.

A proposta é parecida com a de um programa de fidelidade, mas sem que seja preciso comprar algo de uma empresa específica. O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica e, de quebra, contribuir com o meio ambiente. Em troca, além de uma fatura menor, o consumidor ainda soma pontos para trocar por descontos.

Pague Verde ajuda a ganhar descontos

Descontos no cinema são só uma das vantagens para quem diminui o consumo de energia. Foto: Divulgação

Como ganhar descontos com o Pague Verde

Para poder pontuar e ganhar descontos, o consumidor precisar fazer um cadastro no site do programa. Em seguida, ele passa a receber as orientações por e-mail. Assim que autorizar, sua conta de energia elétrica ficará conectada ao Pague Verde.

A partir daí, passa a receber relatórios detalhados de seu consumo e também dicas para economizar, não apenas relacionadas ao tempo em que utiliza a energia elétrica, mas também para dar preferência a produtos mais econômicos.

Fuga de energia, um vilão invisível

Não é à toa que a conta de luz fica cada vez mais difícil de pagar. Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nos últimos 15 anos, o seu custo aumentou 4,5 vezes. Por isso, o esforço para economizar deve ser cada vez maior.

Sabe quando você faz tudo o que pode para reduzir a conta de luz e ainda assim não consegue? Esse pode ser um sinal de fuga de energia. Você sabe o que é isso? Conforme informações do programa Pague Verde, trata-se de uma espécie de vazamento na energia elétrica.

Um dos principais causadores da fuga de energia é a instalação elétrica com emendas. Ainda que o projeto elétrico esteja em dia, é comum que as instalações de chuveiros ou aparelhos de ar-condicionado possuam emendas, o que pode fazer com que a energia escape, gerando maior gasto.

Equipamentos defeituosos também podem apresentar um consumo maior do que o esperado por meio de suas carcaças metálicas – nesses casos, geralmente eles dão choque.

Outro caso típico é quando a fiação tem bitola menor que o recomendado. Nessa situação, a sobrecarga da corrente superaquece o condutor, o que pode causar derretimento da camada isolante.

Teste você mesmo

Não é preciso ser um especialista para saber se há fuga de energia em sua casa. Um teste simples é capaz de detectá-la. Basta desligar todos os equipamentos da tomada e também as lâmpadas. Após cinco minutos, verifique se o seu medidor está registrando algum consumo.

Se estiver, desligue a chave geral (o disjuntor que fica na caixa do medidor). Caso ainda haja consumo com a chave desligada, é possível que haja defeito no disjuntor. Nesse caso, a distribuidora de energia deve ser avisada.

Mas se o consumo cessar após o desligamento da chave geral, há uma fuga de corrente nos circuitos da casa. Assim, desligue cada circuito isoladamente e observe o marcador para saber onde está o problema.

Você vai se interessar por:

Mais descontos para você

Gosta de comprar pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou da ideia de ganhar descontos ao economizar energia? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém