Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Economizar com passagens aéreas demanda antecedência e pesquisa

A- A+

Comprar passagens aéreas baratas é quase uma arte. Os preços de uma viagem de avião são extremamente voláteis e mudam o tempo todo de acordo com uma série de fatores: antecedência da compra, horário do voo, companhia aére, época da viagem (alta ou baixa estação, feriado ou dia da semana) e número de escalas do voo.

Por causa dessas grandes variações e preços que mudam de minuto a minuto, muitas vezes, vários passageiros pagam preços diferentes pelas mesmas passagens aéreas. Às vezes, quem está sentado ao seu lado no avião pode ter tido sorte de ter comprado em uma promoção pagando metade do valor que você pagou pelo mesmo voo.

Dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

As principais dicas para se comprar passagens aéreas mais baratas ainda são a pesquisa e o planejamento. De acordo com pesquisa realizada pelo site de buscas Skyscanner, comprar com antecedência de quatro a cinco meses pode gerar uma economia de cerca de 40%, a depender do destino e época da viagem.

passagens aereas

Comprar a passagem com antecedência é uma opção para economizar na viagem. Foto: iStock, Getty Images

Mas marcar passagens com antecedência só é vantajoso caso o passageiro tenha certeza da viagem. Cancelar ou remarcar a passagem gera cobrança de tarifas para a alteração.

A mesma pesquisa revela ainda que o mês de março é o mais barato para viagens dentro e fora do país. As passagens aéreas para viagens nesse período chegam a ser cerca de 16% mais baixas. Julho, período de férias escolares, é o mais caro: voar nesse mês pode custar 17,5% a mais para o bolso do viajante.

Além de pagar mais barato, quem compra com antecedência ainda tem a vantagem de parcelar as passagens e pagá-las antes mesmo da viagem. Isso pode ser um facilitador para o viajante, que fica com mais dinheiro disponível para a viagem.

Outras dicas para comprar passagens aéreas mais baratas são evitar os horários de pico, optar por vôos diretos e sem muitas escalas, aproveitar para viajar em épocas de baixa estação ou no meio de feriados, por exemplo.

Para o turista profissional Ricardo Freire, que dá dicas de viagem no site Viaje na Viagem, ficar atento às promoções também é um bom negócio. “Não passa um mês sem que as companhias aéreas façam promoções de passagens nacionais para os 45 ou 60 dias seguintes”, lembra. “Com a economia desaquecida, as promoções tendem a ser mais frequentes e uma ótima oportunidade para viajar mas barato. Usar milhas também é recomendado.”

Pesquisar passagens aéreas é um bom negócio

A internet é uma ótima ferramenta aliada do viajante. Atualmente, existe uma série de sites especializados em pesquisar e compilar passagens aéreas.

A Vivo tem um site especializado na pesquisa de ofertas para que o usuário compre nos maiores sites de e-commerce filtrando os melhores preços e produtos em diversos departamentos: o Vivo Compras, que possui ofertas para viagens, como passagens e reservas de hotéis.

Para acessá-lo e buscar por passagens, basta entrar no site e buscar pela aba Viagens/Passagens. Para fazer a pesquisa, o usuário escolhe a cidade desejada e as datas para a reserva. O resultado da pesquisa já oferece ao usuário a lista com os melhores preços.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens aéreas

Lembrou de alguém que vai gostar das dicas sobre passagens aéreas? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple