Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Economizar água é bom para o bolso e para o planeta

A- A+

Você controla os gastos com água na sua casa? Já parou para pensar que se todos praticassem o ato de economizar água não haveria tantas notícias de seca em diversas regiões do nosso país?

Além de poupar um recurso natural e tão importante para o planeta, uma população mais consciente também recebe em troca impactos positivos na conta de água. Entenda um pouco mais sobre a crise hídrica do Brasil e aprenda a economizar água – e dinheiro.

economizar água

Para economizar água ao lavar a louça, retire toda a sujeira antes de abrir a torneira. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para economizar água

Confira as dicas para economizar água disponíveis em manuais de etiqueta do Planeta Sustentável, Organização das Nações Unidas e Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Ao colocá-las em prática, você fará bem ao planeta e ainda poderá poupar um dinheiro importante para outras aplicações.

1. Torneira fechada

Você sabia que uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água durante seu tempo de vida somente ao escovar os dentes com a torneira fechada? Para economizar água no dia a dia basta prestar atenção em detalhes como esse. Se não estiver usando a água, feche a torneira.

2. Tapa furo

Vazamentos de água devido a rachaduras no encanamento geram um desperdício de água e dinheiro, uma vez que por um buraquinho de 2 milímetros escorrem 96 mil litros de água por mês. Por isso, verifique seus canos. Interrompa o consumo de água e veja se o hidrômetro continua girando. Se sim, é importante que você encontre o vazamento.

3.  Lavar a louça

Para economizar água enquanto lava a louça você deve retirar toda a sujeira da louça antes de abrir a torneira. Desligue a torneira quando for ensaboar e só volte a ligar na hora do enxágue.

Crise hídrica no Brasil

Um estudo publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2010, chamado Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água previu que, em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderiam ter déficit no abastecimento. Já pensou em ficar sem água para lavar louça ou tomar banho? Contudo, nem esse dado alarmante motivou a população a economizar água.

É verdade que o Brasil possui 12% da água doce do mundo e mais de 90% do território nacional recebe muita chuva durante o ano. No entanto, as águas são mal distribuídas e áreas com baixa população, como a Amazônia, possuem maior quantidade de água potável. Já a região Sudeste, que tem uma grande população, possui somente 6% do total da água do país disponível.

De acordo o Almanaque Brasil Socioambiental, de 2007, a quantidade de água distribuída no Brasil quase dobrou na última década. Porém,  a água sem tratamento saltou de 3,9% para 7,2%. O desperdício também aumentou, representando 45% da oferta.

Verifique as fontes para economizar água

Estudiosos não culpam somente a falta de chuva, mas também o descuido com as fontes de água já existentes pela escassez desse bem tão precioso. A falta de investimento por parte das empresas para evitar desperdícios e gestão inadequada são outros fatores que contribuem para falta d’água.

Já que investimentos nessa área são pouco prováveis em 2015, uma vez que a estimativa é que o Brasil tenha um crescimento na economia próxima do zero, segundo pesquisa do Banco Central, o jeito é economizar água o máximo possível. Faça isso para o bem do planeta e do seu bolso!

Gostou das dicas para economizar água? Compartilhe!

gazebo dobrável
como economizar na limpeza
aplicativos para economizar no supermercado
comer peixe
reduzir gasto com doméstica
mão aberta