Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Economista doméstico ajuda você a cuidar melhor das finanças

A- A+

Quando as dívidas ameaçam sua saúde e é preciso sair do vermelho, recorrer a um auxílio especializado pode ser a única solução. Nessa hora, contar com os conhecimentos de um economista doméstico faz a diferença entre ter noites de sono mal dormidas ou permanecer com a consciência – e o nome – limpos.

Dia do Economista Doméstico no Brasil

Todos os anos, o Brasil celebra o Dia do Economista Doméstico. A data homenageia a criação da Lei nº 7.387, de 21 de outubro de 1985, que dispõe sobre a profissão, regulamentada no ano seguinte através do Decreto 92.524.

Fundamental para o bem-estar financeiro de empresas, indústrias e instituições, esse profissional auxilia, por exemplo, a simplificar rotinas de serviços, ajudando a aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Mas não é apenas no campo corporativo que suas dicas são válidas. O que acha de aproveitar essa data e implementar lições desse profissional dentro da casa para melhorar as finanças?

Economista doméstico em atuação

Seja na empresa ou no ambiente familiar, auxílio do economista é sempre importante. Foto: Shutterstock

3 dicas de economista doméstico para suas finanças

Se você aceita o desafio de aproveitar o Dia do Economista Doméstico para cortar gastos e otimizar os seus recursos, confira três dicas que podem ajudar a melhorar a sua condição financeira.

Controle seus gastos

Tudo pode começar com pequenas mudanças de hábitos no seu dia a dia. Procure cortar gastos excessivos com alimentação e moradia, por exemplo. No caso da primeira, evite comer fora de casa. No trabalho, opte pelo preparo de marmitas, ao invés do almoço no restaurante.

Na hora de abastecer a sua despensa, leve sempre consigo uma lista de compras de supermercado para não cair na tentação de adquirir produtos desnecessários.

Faça um diagnóstico, pese os prós e contras e veja se vale mais a pena ir ao supermecado mensalmente, de quinze em quinze dias, ou toda a semana.

Já em relação à moradia em si, procure economizar o máximo possível nas contas básicascomo luz, gás e telefone. Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e apagar as luzes dos cômodos quando não se está neles pode ser um começo.

Adote um planejamento financeiro

A melhor maneira de saber se está, de fato, reduzindo gastos e otimizando recursos é adotar um planejamento financeiro. Estabeleça sonhos em curto, médio e longo prazos, pois fica mais fácil economizar para alcançar objetivos.

Para não se perder na sua organização financeira, leve tudo na ponta do lápis. Ao anotar seus rendimentos e despesas, a dica é utilizar uma planilha de gastos. Você conhece as ferramentas disponibilizadas gratuitamente pelo Vivo Seu Dinheiro?

Renegocie suas dívidas

Se adotar as duas primeiras dicas, vai sobrar dinheiro para pagar e quitar seus débitos. Se você não conseguir acumular toda a quantia necessária, procure a negociação de dívidas. Fale com o seu credor e faça sua proposta.

Dívidas do cartão de crédito ou do cheque especial possuem juros mais altos. Nesses casos, até vale a pena recorrer a um empréstimo com menores taxas para quitá-las. Assim, você não sairá do vermelho imediatamente, mas trocará o débito por outro que lhe possibilite mais tranquilidade em cumprir.

Você vai se interessar por:

No Dia do Economista, confira dicas para gastar menos e economizar mais

Saiba como acabar com as dívidas e conseguir planejar o futuro

Teste: Você cuida bem do seu dinheiro?

Use o cartão a seu favor

Quando utilizado com consciência e disciplina, o cartão de crédito também pode ser uma ótima maneira de economizar, pois além de facilitar pagamentos, auxilia a controlar melhor seus gastos.

Você conhece os Cartões de Crédito Vivo? Com eles, somado as vantagens já citadas, é possível somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Celebre o Dia do Economista Doméstico fazendo bem ao seu bolso. Compartilhe as dicas!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito