Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Economia começa dentro de casa: veja como fazer a sua parte

A- A+

Poupar para comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem parece um sonho distante para você? Alguma vez já pensou ou afirmou que não consegue fazer isso porque ganha pouco? Acredite: economizar dentro de casa pode ser a chave para tornar-se um poupador.

As despesas domésticas consomem boa parte do orçamento e, naqueles itens que não são fixos, sempre há formas de economizar. Conforme o educador financeiro Sílvio Bianchi, poupar significa gastar menos. Talvez isso explique porque o “baixo salário” não é desculpa. Você está pronto para começar e fazer a sua parte?

Economizando dentro de casa ao apagar as luzes.

Atitudes simples no dia a dia, como apagar a luz, podem aliviar o orçamento da casa. Foto: iStock, Getty Images

10 dicas para poupar dentro de casa

Algumas pesquisas indicam que, em média, 20% dos gastos são excessivos. Para encontrar o ralo do seu dinheiro e poupar, veja algumas dicas elaboradas por Bianchi que podem ajudar:

1. Com lâmpadas e eletrodomésticos

Ainda que se bata muito nessa tecla, é comum deixar as luzes acesas ao sair de um cômodo ou deixar os aparelhos em stand by (ligados na tomada), principalmente televisão e microondas. Se você evitar essas atitudes, sua conta pode reduzir em até 10%.

2. Com dispositivos móveis

Para diminuir ainda mais o gasto energético, não deixe carregadores de telefone, tablets ou computador plugados na tomada sem necessidade.

3. No chuveiro

Quando os dias estão mais quentes, coloque a temperatura do chuveiro na posição “verão”.

4. Ao lavar roupa

Evite usar a máquina para lavar poucas peças de roupa. O ideal é acumular uma quantidade maior e lavar de uma só vez.

5. Ao passar roupa

Na hora de passar, a regra é a mesma. Acumule uma pilha e faça o serviço de uma única vez. O liga e desliga do ferro elétrico gasta mais energia que mantê-lo ligado por um maior período de tempo.

6. Ao cozinhar

Não há dúvida que cozinhar em casa é mais barato de que comprar comida fora. Portanto, muito cuidado antes de pegar o telefone para chamar a telentrega, ou de correr para o restaurante mais próximo.

7. Ao almoçar

Mora longe do trabalho e precisa almoçar no escritório? Levar a refeição (ou parte dela) representa uma economia e tanto. Esse é um exemplo de que o esforço começa dentro de casa e se expande para fora dela.

Você vai se interessar por:

8. Ao se vestir

Vestir-se de forma adequada não significa comprar roupas e sapatos novos todos os meses. Para não perder dinheiro, melhor apostar nas peças clássicas, que costumam cair bem.

9. No lazer

Escolha melhor seus passeios. O shopping, por exemplo, não é lugar para passear, mas para comprar. Portanto, se o objetivo é lazer, existem inúmeras possibilidades para desfrutar da natureza ou de boa companhia sem expor sua carteira a riscos.

10. Sendo sustentável

A reciclagem não é apenas uma forma de economizar, mas também uma questão de consciência. E você pode poupar muito reaproveitando o material escolar. Lapiseiras, giz de cera, lápis de cor, apontadores, borracha – tudo pode ser usado no próximo ano. E como o valor desses artigos aumenta a cada ano, é melhor usar o que se tem, dentro do possível.

 

Você tem uma boa dica de economia dentro de casa? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos