Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É um bom momento para comprar imóvel? Faça as contas e descubra

A- A+

Definir a hora certa de comprar imóvel depende de dois fatores principais: os recursos que você possui disponíveis e o momento vivido pelo mercado imobiliário. Ou seja, é preciso economizar e ao mesmo tempo estar atento às ofertas que aparecem.

Queda nos preços para comprar imóvel

Do que depender dos valores, o momento pode ser ideal para realizar o sonho de adquirir a primeira casa ou apartamento. Afinal de contas, os preços registrados pelos imóveis tiveram crescimento inferior à inflação.  Enquanto o aumento no setor é de 1,51%, a inflação esperada para o IPCA chegou a 6,79%.

Na prática, isso representa uma queda de 4,94% no ano. Os dados são do Índice FipeZap, desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o portal Zap Imóveis, e demonstram que o preço do metro quadrado ficou mais barato no país.

Comprar imóvel luxuoso

O momento é de queda nos preços dos imóveis e favorece a compra por preços mais baixos. Foto: iStock, Getty Images

Antes de comprar imóvel, economize

Com o momento de retração imobiliária, o próximo passo é analisar as suas finanças. Para Ricardo Kenji, professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), o ideal é acumular um terço do valor do imóvel para a entrada.

Dessa maneira, o prazo do financiamento diminui e os gastos com juros também. Mas para que a parcela não seja um peso na sua renda, é preciso planejar. Avalie o quanto é possível pagar mensalmente e adeque o seu orçamento à nova realidade.

Lembre-se ainda de que nem só o valor pago para comprar imóvel vai ser necessário. Além dele, é preciso considerar o dinheiro necessário para a documentação, por exemplo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), Joaquim Ribeiro, ele pode variar entre 6% a 8% do total já investido.

O mais caro costuma ser o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), mas é preciso também fazer o registro da compra em cartório, para garantir que a propriedade está em seu nome.  Por fim, considere ainda os gastos com a escritura.

Preserve o seu patrimônio

Depois de comprar a sua casa, é importante garantir mais segurança. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para comprar imóvel? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
preço de imoveis começa a cair
crédito para financiar casa própria
investir em imóveis
direitos do inquilino
casa para família numerosa