Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É turista de primeira viagem? Confira dicas para fugir de problemas

A- A+

Viajar hoje em dia está mais fácil. Para dentro ou fora do país, com poucos cliques você pode resolver o destino de suas próximas férias sem levantar da cadeira. Mas, para quem não está acostumado, tentar resolver tudo sozinho para a sua viagem pode transformar o seu descanso em uma verdadeira dor de cabeça.

Com dicas simples a sua viagem pode ser mais tranquila. Foto: iStock, Getty Images

Com dicas simples a sua viagem pode ser mais tranquila. Foto: iStock, Getty Images

Antecedência é tudo para uma viagem tranquila

Se suas férias estão marcadas para daqui a três meses, comece a planejar agora o destino, como irá comprar a passagem e qual será a sua acomodação. Planejar mais cedo também significa melhores condições de pagamento e preços menores.

“Quanto maior a antecedência, mais bem organizada será a viagem. Tanto  para conseguir voo, como para preparar a viagem”, diz Beto Conte, diretor da agência de viagens STB no Rio Grande do Sul.

Fique atento a ofertas de companhias aéreas e de hotéis, mas não espere só por isso para decidir seu destino. Promoções podem surgir próximas da data das férias, mas você ficará limitado ao que estiver disponível. Lembre-se ainda que estrelas e preço não são tudo na hora de escolher um hotel. Uma opção com mais estrelas nem sempre é a mais confortável, assim como poupar na estadia pode levar você a um lugar desagradável e transformar sua viagem em puro estresse.

Para escolher, selecione sempre mais de uma opção e acesse sites com relatos das experiências positivas e negativas de outras pessoas nos locais. Leve em conta também o fator localização, que repercutirá em gastos com transportes e em tempo otimizado ou perdido na hora de realizar passeios.

Se você está sozinho ou viaja sem a companhia de crianças, albergues podem ser uma boa opção. Mais baratos e geralmente bem centralizados, são ideais para quem não se importa em dividir o quarto com estranhos. Além disso, oportunizam o convívio com outros hóspedes e são ricos em dicas de lugares e roteiros interessantes.

viagem

6 dicas para aproveitar melhor a sua viagem

  • Câmbio no exterior: não esqueça que as taxas de câmbio podem mudar, esteja preparado para isso. Lembre ainda que toda compra com cartões e saques pagam o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
  • Compromissos financeiros: separe fundos e deixe suas contas agendadas para aproveitar o passeio sem preocupações ou receber surpresas desagradáveis na volta da viagem
  • Cálculo de orçamento: saiba quanto está disposto a gastar por dia e limite o cartão de crédito ao que estava planejado
  • Avaliação do roteiro: regiões turísticas costumam ter muitas opções e pode ser difícil selecionar as melhores escolhas. Nesse caso, faça uma pesquisa aprofundada ou opte por contratar uma agência de viagens, que pode ajudar a escolher o destino de acordo com o seu perfil e orçamento, além de deixar você despreocupado com a logística
  •  Assistência de viagem: esse recurso pode exigir que você pague um pouco mais, mas garante seguro de saúde e contra o extravio de suas bagagens. A dica é válida principalmente para quem fará uma viagem internacional
  • Diferenças climáticas: não seja supreendido por temperaturas diferentes do lugar em que você mora. Para isso, faça uma pesquisa sobre as características climáticas do destino na época de suas férias. Escolha roupas versáteis e leve apenas o essencial, muita bagagem dificulta a locomoção.

queda do dólar
viagens econômicas pelo Brasil
como economizar na limpeza
preço do dólar turismo
parcelar festa de casamento
melhores destinos no sul do brasil