Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É seguro salvar cartão em loja virtual? Descubra

A- A+

Ao fazer uma compra online, os consumidores sempre ficam com uma preocupação: essa loja virtual vai guardar com segurança minhas informações bancárias? A questão fica mais sensível no caso dos sites que oferecem a possibilidade de salvar o número do documento e demais dados pessoais, como forma de tornar mais ágil a próxima aquisição na loja.

Essa é uma dúvida que não tem uma única resposta. Tudo vai depender do dispositivo em que está sendo feita a compra, da proteção da conexão que o usuário está usando e da confiança da loja virtual em que está sendo feita a compra.

Loja virtual oferece compra com um clique

Ao fazer a primeira compra em muitas lojas virtuais, é oferecida a possibilidade de você salvar o número do seu cartão de crédito para facilitar as próximas transações, o que é chamado em alguns casos de “compra com um clique“. Assim, ao escolher um novo produto, você não precisaria preencher todas as informações de entrega e cobrança novamente.

loja-virtual

Manter seu computador seguro é um passo importante na hora da compra online. Foto: iStock, Getty Images

Criada pela loja virtual americana Amazon, a funcionalidade já é usada em diversos serviços brasileiros. Ao salvar seus dados em lojas consolidadas no mercado e que mantenham práticas de segurança, o usuário mantém seguras suas informações bancárias, já que todos os dados são criptografados. Além disso, serviços de pagamento online estabelecidos, como PayPal, mantém os dados protegidos.

“Em primeiro lugar, forneça suas informações somente para empresas respeitadas, e então verifique se o site da empresa usa um endereço da web que começa com “https” e se possui um símbolo de cadeado na barra de endereço ou na parte inferior do navegador. Isso significa que o site criptografa suas informações, praticamente inutilizando os dados para qualquer ladrão ou hacker que possa interceptar a transmissão”, orienta a fabricante de antivírus Kaspersky.

Segurança não depende somente de loja virtual

Porém, pouco adianta a loja virtual seguir regras severas de segurança se você não tomar cuidados básicos na hora da compra. “À medida que os consumidores compram, usam serviços bancários e compartilham dados em dispositivos móveis, eles ficam mais vulneráveis às ameaças de criminosos que querem roubar informações pessoais. Entender como proteger adequadamente os dispositivos ajuda aos consumidores a proteger suas vidas digitais”, afirma o vice-presidente de negócios de Consumer da McAfee, Gary Davis.

Entre esses cuidados, estão a manutenção de um antivírus atualizado tanto no computador quanto em dispositivos móveis. É importante evitar fazer compras e digitar informações pessoais e bancárias em computadores compartilhados – como lan houses – ou usando redes Wi-Fi desconhecidas.

Além disso, é importante buscar a criação de uma senha segura em seu cadastro. Por mais que a loja virtual mantenha criptografadas suas informações bancárias, hackers podem ter acesso à sua conta para praticar golpes se a senha for vulnerável.

“Ao criar uma senha, sempre use uma combinação de letras e números e inclua um símbolo se o site permitir. Embora seja mais difícil de lembrar, essa senha será quase impossível de ser adivinhada”, orienta a Kaspersky, que reforça a importância de ter senhas diferentes para serviços diferentes.

Cartões de crédito com benefícios

Compra pela internet nem sempre exige o uso do cartão, embora o “dinheiro de plástico” possa facilitar essa aquisição. A Vivo oferece os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0 com diversas vantagens para os usuários, como bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e facilidades nas Lojas Vivo.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para compras em loja virtual? Deixe seu comentário.

Casal melhora as finanças pessoais
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
fone de ouvidos para crianças
Pesquisando direitos do consumidor nas compras pela internet
Pesquisando direitos do consumidor nas compras pela internet