Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É possível ter cartão sem banco?

A- A+

Cartão sem banco pode parecer uma novidade, mas é uma modalidade que tem potencial para ganhar cada vez mais adeptos no Brasil. Segundo pesquisa do Instituto Data Popular, de 2013, cerca de 55 milhões de brasileiros não possuem conta bancária. Mas há diferenças importantes no funcionamento e nos recursos oferecidos por um meio de pagamento como esse.

Cartão sem banco

Quando se fala em “cartão de crédito sem banco”, na prática, significa que você pode não ter uma conta corrente com um banco para receber o plástico e usar as vantagens desse meio de pagamento. Existem, por exemplo, cartões como os oferecidos pela própria Vivo em parceria com os bancos Itau e Santander, além de lojas de roupa e até times de futebol. Mesmo nesses casos, há uma parceria com um banco ou instituição habilitada a oferecer crédito.

Se não houver um banco envolvido, as características serão diferentes. Em uma conta corrente pré-paga, por exemplo, como o Vivo Zuum, pode haver um cartão de débito vinculado oferecendo facilidades, como a realização de saques em caixas eletrônicos e compras em lojas. Mas você não tem acesso a recursos do crédito, como parcelamentos e prazo para pagar. É importante entender as diferenças entre cartão de crédito e de débito para escolher o que atende melhor a sua necessidade.

Um cartão nesse formato, vinculado a uma conta corrente pré-paga, pode ser vantajoso para quem tem dificuldades de controlar as despesas ou tem receio de gastar mais do que deve com parcelamentos, por exemplo. Os excessos são evitados simplesmente porque você só pode gastar o valor que tiver depositado anteriormente na conta.

No caso de cartão de crédito, se seu gasto for maior do que sua capacidade de pagamento no mês seguinte, vai pagar juros. Esse recurso pode ser interessante em casos de emergência, mas o problema é que, segundo um estudo do SPC Brasil, 72% dos usuários de cartão de crédito não sabem qual o valor dos juros quando deixam de pagar o valor total da fatura. Isso indica uma provável baixa consciência no uso do recurso.

Uma dica importante antes de escolher o tipo de cartão mais adequado para você é avaliar bem o acordo ou contrato. Quanto mais bem informado e confortável você estiver sobre a modalidade de pagamento eleita, melhor para seu bolso.

É possível pagar contas com cartão sem ter uma conta corrente

Quase 40% dos brasileiros não possuem conta em banco. Foto: iStock, Getty Images

Conta pré-paga, com ou sem banco

A modalidade de cartão pré-pago ou uma conta corrente sem banco com cartão de débito vinculado tem, além do atributo de controle de gastos, a possibilidade de realizar pagamentos com as mesmas facilidades de um cartão de débito.

Outro apoio na tarefa de administração das finanças pessoais é o fato de a conta pré-paga sem banco eliminar a taxa de anuidade, presente na maioria dos cartões de crédito.

A Vivo oferece uma modalidade de conta pré-paga com cartão de débito vinculado. O Vivo Zuum permite, entre outras vantagens, esse tipo de controle financeiro, que pode ser obtido sem relacionamento com bancos. Saiba mais:

> Vivo Zuum: Tenha conta sem banco, com cartão de débito vinculado e sem complicação

Gostou das dicas para obter um cartão sem banco? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
quando vale a pena comprar título de capitalização
como abrir uma academia de ginástica