Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É possível se planejar para ficar rico? Tire suas dúvidas

A- A+

Ficar rico é o sonho de muita gente. Apostar na sorte para ganhar dinheiro é simples, mas as chances de sucesso são pequenas. Então, se você quer enriquecer, o melhor é começar a pensar em outras possibilidades, que envolvem planejamento financeiro, investimentos adequados e muito, muito trabalho.

Ficar rico depende de planejar

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é ficar rico para você. Para muitas pessoas, é ter milhões e milhões de reais. Para outras, é ter o suficiente para que o dinheiro trabalhe para você, garantindo uma renda mensal que seja suficiente para viver com conforto, longe das dívidas e ainda ter momentos de lazer.

O empresário e assessor financeiro do EuQueroInvestir.com, Juliano Custodio, dá seu próprio exemplo para explicar essa relação. Hoje, ele vive bem com o que conseguiu acumular, mas precisou estudar a própria renda e economizar para que cada um dos objetivos fosse alcançado.

“Era funcionário público e guardei, por mais de cinco anos, 50% do que ganhava. Ao mesmo tempo, planejei em detalhes meu novo negócio, aprendendo todo o necessário. Hoje ainda invisto quase 40% do que ganho. Mas não é necessário abrir uma empresa, caso você não leve jeito, basta guardar ao menos 30% do que se ganha”, explica Custodio.

A história de Custodio serve de exemplo para o que foi dito anteriormente. O empresário não acertou na loteria, mas se preparou da forma mais adequada que conseguiu para construir seu patrimônio. Ficar rico, no caso dele, passou pelo que muitos consideram sacrifício: poupar.

Economizar grande parcela da renda pode não ser tarefa fácil, mas o planejamento dos gastos pode ajudar. Com ele, é possível visualizar o destino do dinheiro e cortar aquilo que não é tão necessário assim. Além disso, é importante traçar uma meta, que ajude você a manter o foco.

ficar rico

Conquistar mais dinheiro depende de muito esforço e planejamento. Foto: iStock, Getty Images

Aumente sua fonte de renda se deseja ficar rico

Para o autor do blog Quero Ficar Rico, Rafael Seabra, só há duas maneiras de aumentar o lucro no final do mês: gastando menos ou ganhando mais dinheiro. Se você já seguiu o primeiro passo, talvez seja a hora de pensar em maneiras para aumentar a sua renda.

O modelo a ser adotado depende do seu perfil e do dinheiro que você possui disponível. Pode ser um aumento na produtividade, o início de um empreendimento próprio, a realização de um curso que permita um emprego melhor ou mesmo fazendo trabalhos adicionais. As soluções podem não ser imediatas, mas são a melhor forma de conquistar avanços mais duradouros.

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns