Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É possível obter empréstimo sem consulta ao CPF? Descubra

A- A+

Por algum motivo, você não conseguiu arcar com as suas dívidas, seja a fatura do cartão de crédito, a parcela do consórcio ou a conta de luz. De uma hora para outra, seu nome ficou “sujo” e você entrou para o cadastro do SPC e do Serasa. Quando isso acontece, uma das dúvidas mais comuns diz respeito ao empréstimo sem consulta ao CPF. Afinal de contas, existe alguma modalidade com esse regime de contratação?

empréstimo sem consulta

Busque alternativas antes de recorrer a modalidades que podem aumentar sua dívida. Foto: iStock, Getty Images

Empréstimo sem consulta: sim e não

Você tem restrições de crédito e, ainda assim, vê na contratação de um empréstimo sem consulta o alívio para as noites mal dormidas. Então, deseja saber se pode ou não contar com essa opção. A resposta, por mais curiosa que possa parecer, é exatamente essa: sim e não.

É fácil de entender: você pode contratar um empréstimo sem consulta, ou ao menos sem que ela impeça a contratação, mas não é essa a atitude recomendada por especialistas. Conforme Cristian Miguel, consultor e gerente jurídico da Fiel Consultoria, existem no mercado várias financeiras que disponibilizam crédito direto ao consumidor, mesmo que ele esteja com o nome nos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, negativado no SPC/Serasa.

Ele faz a ressalva que, nessa opção, o cidadão pagará muito caro, pois parte do total dos juros cobrados pelos bancos e financeiras são referentes ao risco que aquele cliente irá oferecer, em caso de possivelmente ficar inadimplente.

Ainda assim, explica o consultor, a consulta acontece, mas não é impeditiva ao empréstimo. Ao emprestar dinheiro, os bancos precisam se cercar de garantias de que irão receber o dinheiro de volta. “Sempre haverá consulta ao CPF, pois será feita uma avaliação das suas possibilidades: se está ou não negativado, como e por quem e o quanto”, diz.

Alternativas ao empréstimo sem consulta

Com base nessas informações, você deve estar se perguntando: e agora? Cristian Miguel recomenda, primeiramente, que a melhor solução é a negociação das dívidas existentes.

“Muitas vezes, com o parcelamento das dívidas, os bancos e financeiras liberam o seu nome em poucos dias e isso pode facilitar a você conseguir ‘crédito na praça’, por vezes por juros mais baixos, o que poderá facilitar na busca de um acordo para a quitação antecipada das dívidas antigas”, indica.

Outra dica importante do consultor se refere a uma possível mudança de hábito: para ter renda, evite parcelar suas compras, que são um caminho para o endividamento. “Adquirir bens é muito bom e nos permite conforto no dia a dia, mas, assim que possível, o melhor é guardar dinheiro e fazer compras à vista, economizando nos juros”, pondera.

Atenção às ofertas enganosas

Se você está com o nome sujo e precisa de dinheiro, provavelmente vai se deparar com ofertas mirabolantes que oferecem empréstimo sem consulta ao CPF, SPC e Serasa, com juros muito baixos, parcelas atraentes e condições maravilhosas. Tenha cuidado, pois há golpistas que se aproveitam da situação crítica para conseguirem dados pessoais.

De posse de informações como número do cartão, conta no banco, CPF e RG, eles conseguem extorquir a vítima ou usam os dados em manobras financeiras ilegais, assumindo a identidade de outras pessoas. Ao notar ofertas milagrosas, esteja atento à credibilidade da instituição financeira.

A importância de limpar o nome

O ideal, antes de criar uma nova dívida, é limpar o nome, saindo do registro do SPC ou Serasa. Com isso, sua credibilidade financeira retorna à normalidade e você pode novamente usar benefícios como o parcelamento de compras.

Como já indicado pelo consultor Cristian Miguel, é um bom momento para procurar a instituição que colocou o seu nome no SPC e negociar a dívida, respeitando as necessidades dos dois lados. Fugir do problema e buscar mais um empréstimo para pagar as parcelas em atraso dificilmente vai resolver a situação.

Monitore o seu CPF

Como o seu nome é o seu maior patrimônio, é fundamental preservá-lo. Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF?

Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Tirou suas dúvidas sobre empréstimo sem consulta ao CPF? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado