Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É possível negociar anuidade grátis do cartão?

A- A+

O cartão de crédito é um das principais meios de pagamento utilizado hoje. Com ele, é possível parcelar compras e ter crédito imediato para despesas do dia-a-dia e realização de sonhos de consumo. Mas essas facilidades têm sem preço, seja por meio de juros e de anuidades que, a depender da bandeira e limite, pode chegar a custar até R$ 750. Mas, atualmente, é cada vez mais possível negociar uma anuidade grátis.

Muitos cartões de crédito conquistam novos clientes oferecendo uma série de benefícios, como milhas em companhias aéreas, promoções de 50% em estabelecimentos culturais e pontuação em clubes de compras. A anuidade grátis também é uma isca para atrair mais consumidores, mas esse brinde geralmente costuma ser oferecido apenas no primeiro ano de uso do plástico.

anuidade gratis

Cartões internacionais normalmente incidem em anuidade maior. Foto: Shutterstock

Após o primeiro aniversário do cartão o cliente descobre o quanto manter um plástico pode pesar no bolso. É nessa hora que, com jogo de cintura e argumentos na ponta da língua, o cliente pode deixar a vergonha de lado e pedir a manutenção da anuidade grátis.

Anuidade grátis: benefícios do cartão aumentam tarifa

Não existe uma regulação sobre a anuidade do cartão, que é determinada pelas próprias instituições financeiras. Isso gera reajustes que podem chegar até 937%, de acordo com levantamento do Correio Brasiliense, pegando o consumidor de surpresa.

Segundo o Procon, qualquer alteração na cobrança da anuidade deve ser comunicada previamente ao consumidor, por correspondência. Esse aviso prepara o consumidor e ajuda na solicitação de uma anuidade grátis ou com desconto.

O primeiro passo antes de solicitar uma negociação da anuidade é checar os benefícios que o cartão oferece, como cobertura internacional e programa de fidelidade. “Muitas vezes, a pessoa paga uma anuidade mais cara sem nem saber o que está incluído. Um cartão internacional, por exemplo, costuma ser mais caro, e algumas pessoas o possuem sem viajarem ao exterior”, aponta a coordenadora do Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). “O cancelamento de benefícios que não são utilizados é um caminho para baratear a anuidade”.

Argumentos para solicitar anuidade grátis do cartão

O histórico de cliente, o tempo e o relacionamento com a instituição financeira, é um importante fator que pode pesar na negociação para se ganhar um desconto ou isenção da anuidade. Se o consumidor é um bom usuário do cartão, com pagamentos regulares, a instituição financeira ou banco não vai querer perdê-lo, daí ser um caminho para a negociação da anuidade.

A negociação da anuidade é um praxe e as financeiras e bancos têm um setor de atendimento apenas para esse tipo de negociação. O consumidor pode até não conseguir uma anuidade grátis, mas apenas ligar para o atendimento do cartão já garante um bom desconto na tarifa.

Além do tempo e histórico de bom pagador, outros argumentos que podem ser utilizados na negociação são: o volume financeiro de seus despesas, cartões com anuidades mais baratas no mercado e, em último caso, até mesmo o cancelamento do plástico.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) disponibiliza uma tabela com as tarifas, incluindo anuidade, de cartões de crédito de 19 instituições financeiras. O serviço ajuda ao consumidor hora de comparar e decidir qual plástico compensa mais para o bolso.

Tarifas em bônus

Uma forma de economizar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular
Gostou das dicas sobre anuidade grátis? Cadastre-se e receba nossa newsletter.
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade