Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja por que comprar casa sem dar entrada não é a melhor opção

A- A+

Comprar casa está entre os principais sonhos dos brasileiros, mas juntar o dinheiro necessário pode não ser tarefa das mais fáceis, mesmo para quem possui uma renda estável. Por conta disso, o financiamento aparece como opção atraente para adquirir o imóvel desejado. Mas, antes de fechar o negócio, é preciso conhecer as taxas envolvidas e também estar preparado para pagar um valor de entrada.

Financiamento para comprar casa

Principalmente entre as financeiras menores, é possível encontrar ofertas que prometem financiar a compra do seu imóvel sem entrada. Mesmo que essa seja uma opção, não deixe de considerar que adquirir um imóvel sempre exige um esforço financeiro de longo prazo.

Para Ricardo Pereira, educador financeiro, a opção pelo financiamento sempre fará mais sentido quando já existir um bom valor para a entrada. Do contrário, as taxas de juros serão mais altas e, no fim de contas, o valor a ser pago pelo imóvel aumenta de forma considerável. Por isso, a melhor dica é realizar um planejamento financeiro que permita economizar o máximo possível dentro de um período que você definir.

Além do mais, comprar casa exige que se avalie se os custos podem ser encaixados no orçamento e ainda quais são as perspectivas de mercado. Pereira ressalta que, no momento, os juros estão mais onerosos ao bolso do consumidor e mesmo os bancos estão mais cautelosos na hora de realizar financiamentos e empréstimos.

Se optar por financiar a obra, não deixe de levar alguns detalhes em conta. De acordo com Ana Paula Pavanatti, educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, é fundamental ter uma reserva financeira para eventuais problemas que possam surgir. Pesquisar as taxas cobradas por diferentes bancos e avaliar qual modelo mais se encaixa ao seu perfil também é parte do processo. Antes de assinar o contrato, não deixe de ler todas as cláusulas com atenção.

Comprar casa

A casa própria pode ser uma realidade, mas depende de avaliar os custos envolvidos com atenção. Foto: iStock, Getty Images

Quando o financiamento para comprar casa vale a pena

Embora a indicação geral dos especialistas seja por economizar e juntar o dinheiro necessário para comprar o imóvel à vista, em alguns casos, o financiamento pode ser um aliado para chegar ao sonho de ter a casa própria, desde que seja feito com atenção aos detalhes.

“A maioria das pessoas financiam imóveis com parcelas por prazo de até 30 anos, pagando valores que superam em três ou mais vezes o valor do aluguel de um imóvel similar. Ou seja, morando de aluguel durante 10 anos e aplicando a diferença, você poderá comprar um imóvel à vista”, explica Paulo Pereira, educador financeiro e palestrante.

Ou seja, independente de qual for a opção, a melhor saída é organizar o orçamento e poupar dinheiro para alcançar suas metas. Embora o valor pago em aluguel não traga retornos financeiros para você, ele pode ser encarado com um período de redução de gastos, em que os resultados serão sentidos quando a casa nova for uma realidade.

Preserve o seu patrimônio

Além de comprar casa, é fundamental garantir segurança. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Você também pretende comprar casa? Comente!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
não consigo pegar empréstimo