Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É possível abrir a porta do carro só com o celular?

A- A+

Você já deve ter passado por essa situação: bater a porta do carro, levar as mãos aos bolsos e não encontrar as chaves. E, quando você percebe, elas estão dentro do veículo e o alarme do carro está acionado. O que você pode fazer?

Algumas teorias mostram que o seu celular pode ser um bom aliado em situações como essas. No entanto, existem outras lendas urbanas que não têm aplicação prática.

É o caso, por exemplo, da possibilidade de abrir a porta do carro com o auxílio de outra pessoa que está com a chave reserva e, através do viva voz do celular, transmite o som do alarme. “Trata-se de um mito quando se refere ao sinal de voz do telefone celular, pois o sinal do alarme e o celular têm frequências diferentes”, define o Diretor da Faculdade de Tecnologia da Urcamp, professor Rangel Arthur.

porta-do-carro

Destrancar a porta do seu carro através de SMS é possível. Foto: iStock, by Getty Images

 

No entanto, o professor cita que alguns celulares mais modernos possuem transmissores que permitem enviar sinais com frequências mais altas, especialmente os com a tecnologia Near Field Communication (NFC), por contato próximo. Com ela, o usuário consegue uma comunicação sem fio ao aproximar dois aparelhos. Se o veículo for equipado com a tecnologia, é possível abrir a porta do carro com o celular.

Abra a porta do carro através de SMS

“Existe ainda um grande potencial de integração do celular em veículos. Apenas os modelos mais caros de veículos vendidos no Brasil possuem destravamento automático de portas por aproximação”, afirma Rangel.

Rangel, juntamente com o professor Rafael Figueiredo, desenvolveu um sistema de monitoria a distância do alarme automotivo através de um microcontrolador. Com essa tecnologia, o usuário pode, por exemplo, destrancar a porta do seu carro através de SMS.

Solução pode estar em aplicativos para locação de bicicletas e veículos

Outras duas alternativas que você pode ter estão presente em muitas capitais do país. Presentes em diversas capitais, o de aluguel de bicicletas apresenta um sistema que pode ser aplicado em desbloqueio de portas de veículo.

Depois de cadastrado, o cliente vai até a estação mais próxima e via celular solicita o destravamento da bicicleta para o uso. Feito isso, uma luz verde se acende, e você pode sair pedalando durante o tempo determinado que contratou o serviço.

De maneira semelhante, a Zipcar, locadoras de veículo, se utilizam de um aplicativo para iPhone e do  GPS do celular,  para que o seus clientes localizem, reservem e abram seus veículos, como uma chave. Assim, quando o usuário chegar próximo ao carro, o sistema aciona a buzina e o destranca. O aplicativo funciona baseado na tecnologia NFC.

Trancou a porta do carro com a chave dentro?

Através do Vivo Multiassistência, cliente Vivo tem acesso aos serviços de profissionais especializados. Além de chaveiro, você conta com eletricista, vidraceiro, mecânico e com conserto de eletrodomésticos. Todos esses serviços por apenas R$ 8 por mês.

Para contratar o serviço, basta enviar SMS com a palavra MULTI para o número 2929.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas abrir a porta do carro? Deixe seu comentário.

como escolher uma seguradora de veiculos
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Dia sem carro
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
IPVA PI terá o desconto em cota única igual ao ano de 2015.