Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

É melhor reduzir o prazo de financiamento ou a parcela? Descubra

A- A+

O limite para o prazo do financiamento é dúvida comum entre aqueles que desejam contar com uma opção de crédito para construir a casa própria ou mesmo trocar o carro por outro mais novo. Há ainda que se pensar no valor das parcelas, que pode comprometer o orçamento e tornar difícil quitar a dívida.

Reduza o prazo de financiamento

Mas, afinal, qual é a melhor opção: diminuir o prazo de financiamento ou o total a ser pago em cada parcela? Para Alfredo Meneghetti, economista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a dica é sempre verificar qual é o valor máximo que o orçamento pode suportar sem problemas e reduzir o número de prestações.

Afinal, o aumento de parcelas pode até comprometer menos da renda a cada mês, mas cria um vínculo a longo prazo, de uma dívida que envolve juros e só vai aumentar com o passar do tempo. Além disso, o acúmulo de outros pagamentos pode gerar dificuldade em administrar os finanças ao longo dos meses.

Definir o prazo de financiamento depende de calcular qual é o orçamento disponível. Foto: iStock, Getty Images

Definir o prazo de financiamento depende de calcular qual é o orçamento disponível. Foto: iStock, Getty Images

Como diminuir o prazo de financiamento

Diminuir o prazo pode ser a melhor escolha, mas não é uma decisão que pode ser tomada de forma isolada. Em geral, financiamentos envolvem valores altos, que precisam ser planejados. O primeiro item a avaliar é a taxa de juros cobrada pelo credor. O ideal é que ela fique entre 1,5% e 2%, alerta Meneghetti. Por isso, não tenha preguiça de pesquisar em diferentes bancos, pois a variação pode ser grande.

O próximo passo é avaliar a sua renda e gastos, para conhecer o destino do seu dinheiro. Nessa hora, o uso de uma planilha financeira pode facilitar a sua vida. Com os dados anotados, é só analisar que cortes e reduções podem ser feitos para que a parcela do financiamento seja encaixada nas contas.

Sempre que possível, a melhor saída é pensar nos detalhes com antecedência e começar a poupar o dinheiro necessário. Com uma entrada maior, diminui o total de cada parcela e do investimento. O resultado é que, em poucos meses, o financiamento acaba e as suas finanças permanecem em equilíbrio.

Preserve o seu patrimônio

Vai fazer um financiamento para construir ou reformar a sua casa? Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para avaliar o prazo de financiamento? Compartilhe!

 

 

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario