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por Vivo Seu Dinheiro

e-CAC pode ajudar na declaração do Imposto de Renda; veja como

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A época de entregar a declaração do Imposto de Renda costuma ser de correria para boa parte dos brasileiros. Dúvidas sobre a obrigatoriedade de declarar, que números precisam constar nos documentos entregues ou mesmo quando a restituição é feita. Com o objetivo de ajudar a sanar essas dificuldades, a Receita Federal criou o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Trata-se de um portal eletrônico que disponibiliza diversos serviços protegidos por sigilo fiscal. A grande vantagem é que eles podem ser verificados, ou mesmo realizados, através da internet, pelo próprio contribuinte.

e-cac

Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ajuda contribuintes. Foto: iStock, by Getty Images

Principalmente durante o período de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), vale a pena conhecer as possibilidade oferecidas pelo portal. Assim, você evita gastos – e dores de cabeça – desnecessários.

Que dados eu posso verificar através do e-CAC?

  • Verificar pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física
  • Obter cópia de declarações
  • Retificar pagamentos
  • Parcelar débitos
  • Pesquisar a situação fiscal
  • Imprimir o comprovante de inscrição no CPF
  • Olhar a sua caixa postal eletrônica

Através desse recurso, é possível acessar avisos enviados pela Receita Federal, ou até mesmo receber intimações pela internet. Para isso, no entanto, é necessário que se opte pelo domicílio tributário eletrônico.

Como posso ter acesso ao e-CAC?

Para entrar no portal do e-CAC, basta entrar no site. Depois, é preciso escolher a forma de acesso: utilizando o Código de Acesso ou o Certificado Digital. Embora qualquer uma das duas maneiras possa ser escolhida, alguns serviços só estão disponíveis para usuários que possuírem o Certificado Digital.

Caso você tenha dificuldade de gerar um Código de Acesso, é só verificar o tutorial disponibilizado pela Receita Federal. Para a obtenção de um Certificado Digital, no entanto, o processo pode ser um pouco mais complicado.

Aquele que quiser um certificado digital e-CPF ou e-CNPJ precisa escolher, na internet, uma Autoridade Certificadora Habilitada para o preenchimento e envio da solicitação do certificado. Ao fim do processo, você vai dispor de um documento eletrônico equivalente a uma carteira de identidade virtual.

Com ela, é possível fazer a identificação de uma pessoa no meio digital, além de realizar operações eletrônicas com a mesma validade jurídica que o documento físico possui. Um certificado como esse contém todos os dados de seu titular, além do nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu. É isso que garante a Receita Federal a autenticidade dos documentos repassados.

Monitore o seu CPF

Você já conhece o Vivo Alerta CPF? Ele é um recurso oferecido pela Vivo, em parceria com a Serasa Experian, que envolve monitoramento e alertas relacionados a movimentações do seu documento. Com ele, é possível diminuir os riscos de fraude e evitar problemas com a Receita Federal, por exemplo. O  serviço inovador permite que você receba notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

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