Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dúvidas sobre escolha profissional? Procure orientação

A- A+

Antes mesmo de chegar a idade adulta, os jovens já precisam lidar com a pressão de decidir “o que querem ser quando crescer”. A orientação profissional visa a auxiliar o indivíduo a fazer a escolha profissional que tem mais a ver com sua personalidade, seus objetivos e suas expectativas.

A decisão sobre em qual profissão ingressar pode ser muito natural para algumas pessoas, sendo tomada logo na juventude, baseada em hobbies, vocações e aptidões. Já para outros, decidir a carreira certa pode ser um pouco mais complicado e, algumas vezes, causa de estresse e insegurança.

Aconselhamento é alternativa para quem não sabe que carreira seguir. Foto: iStock, Getty Images

Aconselhamento é alternativa para quem não sabe que carreira seguir. Foto: iStock, Getty Images

A psicóloga especializada em orientação profissional Jaqueline Figueiredo Ferreira conversou com o Vivo Mais Saudável sobre o assunto e tirou algumas dúvidas sobre a escolha profissional e a busca por aconselhamento.

A hora da escolha profissional

“Ao nascer, o bebê já nasce com uma bagagem de desejos, expectativas e influências dos pais. Essas, juntamente com suas aptidões constitucionais, ou seja, seus talentos e potenciais, vão formar algumas tendências e preferências que, de acordo com os estímulos recebidos, formarão o perfil profissional”, comenta Jaqueline.

Se a definição é feita de forma clara e natural, segundo a especialista, isso representa que escolhas e decisões foram bem encaminhadas. No entanto, a adolescência é um momento em que várias outras questões importantes estão sendo pensadas, tais como a escolha de quem o jovem quer ser no futuro, questões sobre sexualidade, sobre valores e princípios e muito mais.

“A escolha profissional deve considerar um processo de autoconhecimento, pois somente através da avaliação de aptidões, potenciais, talentos e competências é que o jovem poderá se conhecer melhor e identificar seu perfil profissional”, explica a psicóloga.

Além dessa avaliação pessoal, é fundamental conhecer as profissões e oportunidades do mercado de trabalho. A extensa lista de cursos de graduação, aliada às mudanças e tendências no cenário mundial, são alguns dos pontos que contribuem para a indecisão na escolha.

Leia a continuação das dicas sobre como escolha profissional em Vivo Mais Saudável, onde você encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também
melhor lugar para trabalhar
Qualidade de vida no trabalho
Nome sujo impede contratação
Recolocação no mercado com o LinkedIn
Despertador aborda a diferença salarial entre gêneros
Homem desempregado e com dívidas