Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dupla verificação em contas online aumenta a segurança na internet

A- A+

Se você enfrenta dificuldades financeiras, é possível que tenha algum receio ao realizar transações virtuais. Esse é um sentimento natural, dada a ameaça de hackers ao seu dinheiro. Mas avanços promovidos de segurança na internet concedem maior confiabilidade ao meio digital.

A verificação em duas etapas foi a solução encontrada por contas online para minimizar os riscos no ambiente online. O objetivo é evitar que seus dados sejam usados por terceiros. Assim, mesmo que uma senha seja descoberta, o invasor não poderá fazer login sem acessar a confirmação adicional do usuário. Em transações bancárias, por exemplo, isso é fundamental.

seguranca-na-internet

A função de dupla verificação de contas online já utilizadas por redes sociais. Foto: Shutterstock

A funcionalidade tornou-se necessária porque o velho método de utilizar apenas usuário e senha está se tornando cada dia menos seguro. Isso acontece por causa do uso de códigos geralmente fracos escolhidos pelos usuários, por computadores contaminados com malware e também em razão de outros descuidos dos internautas.

Mas, mesmo sendo um procedimento de segurança, o serviço não é obrigatório, e muitas pessoas optam por não ativá-lo, por acreditar que isso complica o acesso às suas contas. Dessa forma, ao contrário do que desejam, acabam por colocar informações sigilosas em risco. Entenda um pouco mais sobre a dupla verificação e veja porque ela é tão importante.

Como aumentar a segurança na internet

A função de dupla verificação de contas online já utilizadas por redes sociais, como LinkedIn, Twitter e Facebook, por exemplo, além de serviços de e-mail, como o G-mail. Ela pode funcionar de duas maneiras: através de códigos que só o usuário pode conseguir por meio do seu celular ou de uma assinatura criptografada contida em uma chave de segurança.

No primeiro caso, o mais utilizado, você precisa ter um celular que possa receber o código de verificação por mensagem de texto ou chamada telefônica. Esses dispositivos geram o código com um aplicativo para dispositivos móveis, como o Google Authenticator. Este tipo de serviço é utilizado nas contas do Google e na maioria das redes sociais.

Desse modo, na próxima vez que o usuário acessar uma conta do Google Apps, além do nome de usuário e senha, deve inserir o código de verificação recebido. Caso prefira que o sistema lembre-o a cada 30 dias, é só marcar a opção “lembrar verificação para este computador”. Esta atitude não é recomendada se o internauta estiver em um computador público ou compartilhado.

Segurança na internet também nas redes sociais

No Facebook, o processo de dupla verificação para segurança na internet é um pouco diferente. Para começar, a rede social chama esse processo de aprovação de login. Mas, assim como nas contas do Google, é permitido que você use um aplicativo para gerar códigos quando estiver offline.

Para ativá-la, você precisa acessar a área de segurança da sua conta e alterar as configurações para receber o código. Também nessa aba, é possível receber alertas de login sempre que alguém se conectar à sua conta de um novo dispositivo ou navegador.

Por mais que o Facebook só tenha suporte oficial para códigos de seus próprios apps móveis, clicar em “Com problemas?” vai mostrar uma chave que você pode entrar com outro app de autenticação, como o do Google.

Você vai se interessar por:

Compra online: veja dicas para comprar bem

Wi-Fi grátis: veja os cuidados necessários ao usar rede pública

Como denunciar tentativa de golpe na internet

Proteção também para o seu CPF

Agora que já sabe quais os cuidados tomar para manter a segurança na internet, o que você de também adotar algumas medidas de precaução fora do ambiente online? Com o Vivo Alerta CPF você recebe notificações via SMS sempre que ocorrer alguma alteração no status do seu documento nas bases de dados da Serasa Experian.

Além disso, você ainda recebe dicas sobre como se prevenir contra fraudes de identidade e tem acesso a uma exclusiva área logada com um relatório completo sobre a situação do seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre segurança na internet? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças