Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Drible a economia instável para construir uma carreira profissional de sucesso

A- A+

Para quem é jovem, cheio de sonhos para a carreira profissional, não há crise que impeça o pensamento de ir longe. E esse é um movimento importante. Para crescer na área escolhida, estabelecer metas e organizar-se para alcançá-las é fundamental.

Ter uma carreira profissional de sucesso sempre foi o desejo de muitos, mas a realização de poucos. Em tempos de economia instável, pode ser um pouco mais complicado, devido às adequações que as empresas estão fazendo, o que inclui demissões.

Os números deixam a situação ainda mais clara. A taxa de desemprego chegou a 8,3% no segundo trimestre de 2015. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior índice desde 2012. Os dados foram divulgados em 25 de agosto.

Fazer o que se gosta é essencial para o sucesso profissional.

Ter sucesso na profissão exige talento, atitudes certas e muito conhecimento. Foto: iStock, Getty Images

Planeje a sua carreira profissional

Mas não veja como um sonho impossível, pois nem tudo está perdido. A professora e coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Talita Raquel de Oliveira, explica que um plano de carreira – almejado por muitos profissionais – não precisa estar vinculado a uma empresa.

“O plano de carreira não deve estar ligado a ter um emprego estável. Deve-se, na realidade, estar em movimento, fazendo o que se gosta, não importa onde”, revela a professora. “Quando se é bom no que se faz, trabalho não falta, emprego talvez sim”, diferencia.

Dicas para turbinar a carreira profissional

Siga os quatro passos a seguir e planeje um futuro de sucesso na profissão escolhida por você.

1. Faça o que gosta

O primeiro requisito, conforme Talita, é desempenhar uma atividade que esteja diretamente ligada ao talento do indivíduo. Fazer algo que não se tem vocação, além de exigir muito esforço, pode gerar frustração.

Afinal de contas, o trabalho pode não ficar tão bem feito quanto de quem já nasce com aquele dom. Além disso, a pessoa pode ter uma insatisfação, a sensação de estar deixando algo de lado, que é a sua verdadeira vocação.

2. Persiga o sucesso

Esse, na verdade, é o único caminho para ter uma carreira profissional bem sucedida. Após ingressar na profissão que gosta, o caminho é se dedicar (com atitudes pró-ativas), se qualificar (com estudo e aperfeiçoamento constante) e trabalhar muito.

Você vai se interessar por:

A vida começa aos 40 anos? Veja dicas para mudar de carreira

Oferta de emprego: o que avaliar além do salário?

Descubra quais são as profissões em alta

3. Tenha atitude

Essa talvez seja uma das maiores qualidades em um mercado onde os profissionais estão constantemente se qualificando. Assim, o autoconhecimento, a proatividade (para buscar qualificação nos pontos que precisa aprimorar), bom relacionamento interpessoal, humildade e vontade de trabalhar são atitudes que valem ouro na carreira profissional.

4. Busque o conhecimento

O conhecimento é a ferramenta fundamental dentro da área em que o profissional se dispõe a trabalhar. É o mínimo esperado pelo empregador. Mas é importante lembrar que a carreira profissional é um conjunto e que engloba talento, atitudes e conhecimento. Quem deseja se destacar deve investir em todas essas áreas.

 

E você, tem planos para sua carreira profissional? Deixe um comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito