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por Vivo Seu Dinheiro

Drible a crise com uma dieta barata e saudável

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Quem não quer manter a forma e exibir um corpo bonito por aí, né? Porém, para isso acontecer, é necessário muita disciplina, força de vontade e… dinheiro. Para seguir uma dieta barata e saudável, é preciso apostar na criatividade ao ir às compras para não afundar o orçamento.

Um dos principais motivos que desanimam muitas pessoas a seguirem uma dieta regrada é o alto custo dos alimentos que compõem o cardápio. Os itens light, por exemplo, geralmente têm acréscimo no valor, assim como artigos integrais ou enriquecidos com proteínas, fibras ou outros nutrientes. Mas isso tem solução.

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O segredo da dieta barata e funcional é controlar o tamanho das porções. Foto: iStock, Getty Images

Como seguir uma dieta barata e nutritiva

Na hora de economizar sem abrir mão da dieta, é preciso buscar alternativas criativas. A dieta da cesta básica propõe exatamente isso: manter uma alimentação balanceada com produtos acessíveis.

O grande segredo desta dieta barata e funcional é controlar o tamanho das porções, evitar lanches gordurosos e reduzir o consumo de pães e massas, especialmente à noite. A dieta da cesta básica promete enxugar um quilo por semana. Se aliada a atividades físicas, o resultado pode ser ainda melhor! Que tal testar?

Café da manhã

– Opção 1: uma xícara de chá de leite semidesnatado com café; três biscoitos de água e sal com três colheres de café de margarina; uma maçã.

– Opção 2: Chá-mate com limão; um pão francês sem miolo; duas fatias finas de muçarela ou queijo prato; uma banana.

Lanche da manhã

– Opção 1: um pote de iogurte natural desnatado com uma colher de sobremesa de aveia ou granola.

– Opção 2: 250ml de suco de laranja.

Almoço

– Opção 1: salada de alface, tomate, pepino e cenoura ralada; três colheres de sopa de arroz integral; uma concha pequena de feijão; uma sobrecoxa de frango assada sem pele; uma taça de gelatina diet.

– Opção 2: salada de folhas (alface, rúcula) com tomate e beterraba ralada; 100 gramas de carne assada; uma batata média assada.

Lanche da tarde

– Opção 1: uma banana assada e polvilhada com canela em pó.

– Opção 2: uma fatia de bolo simples.

Jantar

– Opção 1: salada de folhas (rúcula, alface); omelete feita com um ovo, uma clara, tomate, cebola e salsinha.

– Opção 2: salada de folhas; uma colher de sopa de milho em conserva; três colheres de sopa de picadinho de carne magra com abobrinha e cenoura.

Ceia

– Opção 1: uma taça pequena de salada de fruta.

– Opção 2: um pote de iogurte natural desnatado com mamão picado.

Leia a continuação das dicas sobre dieta barata em Vivo Mais Saudável, onde você encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

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