Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Drible a crise a aprenda como fazer dinheiro render

A- A+

Não é novidade que o país está atravessando um momento difícil na economia. Você tem impressão que, a cada dia, os preços de produtos e serviços sobem, mas o salário não? Será que há como fazer dinheiro render nessa crise? Com determinação e uma dose de autocontrole, sempre é possível.

Como fazer dinheiro render na crise

A crise não é desculpa. Confira como fazer dinheiro render e supere a dificuldade econômica, lembrando que poupar é o caminho para realizar seus sonhos.

Aposte na organização pessoal

Em primeiro lugar, você precisa ter o controle do seu dinheiro. Para facilitar, nada melhor que uma planilha de despesas. Anote o valor que entra (salário, aposentadoria, pensões, aluguéis) e absolutamente tudo o que sai – até mesmo o cafezinho que você toma na padaria.

Mulher sabe como fazer dinheiro render

Em tempos difíceis, é necessário espremer o orçamento para não entrar no vermelho. Foto: iStock, Getty Images

Adote medidas drásticas

Se você não tem controle sobre os impulsos, está momentaneamente incapacitado de utilizar o cartão de débito, de crédito, talão de cheques ou qualquer meio de pagamento que facilite as compras. Em outras palavras, não corra riscos de fazer gastos desnecessários.

Faça lista de compras

O supermercado é o ralo financeiro de muitas famílias. Por isso, fazer uma relação dos itens necessários antes de encher o carrinho de compras ajuda a economizar muito. Mas seja fiel à lista e compre somente o que está previsto nela.

Pesquise preços

A boa e velha pesquisa de preços é sempre aliada da economia. Para qualquer tipo de produto, é possível encontrar uma grande diferença de valores. É preferível perder um pouquinho de tempo, mas salvar algum dinheiro.

Cogite comprar por atacado

Para famílias grandes, que precisam de muita comida, além de produtos de higiene e limpeza, comprar em quantidades maiores geralmente vale a pena. Se não é o seu caso, verifique a possibilidade de dividir suas compras com outras pessoas.

evite estocar determinados produtos em função de grandes promoções. Isso pode gerar um gasto desnecessário. Além disso, muitas pessoas não conseguem dar conta do uso dentro da data de validade.

Pague à vista

O dinheiro desvaloriza rápido. É por isso que a compra a prazo sempre tem juros. Prefira guardar para comprar um bem à vista. Além de poder negociar um desconto, você evita dívidas. E isso é importante porque está cada vez mais difícil se livrar delas.

Reutilize produtos

Não apenas comprar, mas também usar os produtos de forma consciente, ajuda muito a economizar. O material escolar é um exemplo clássico. Se você reunir todos os itens do ano anterior que ainda estão em boas condições de uso – lápis de cor, borracha, apontador, mochila – pode fazer uma bela economia.

Você vai se interessar por:

Saiba como fazer dinheiro

Quer mais uma boa dica? Todos os especialistas em finanças pessoais indicam uma fonte alternativa de renda para manter as contas no azul. E sempre há algo que se possa fazer. Revender produtos de beleza, fazer bombons ou trufas, fazer pequenas manutenções em computadores. Enfim, utiliza suas habilidade ou hobbies para ganhar um dinheiro extra.

 

Viu como fazer dinheiro render na crise é possível? Compartilhe as dicas!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho