Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Download x streaming: entenda o que é melhor para seu bolso

A- A+

Se você gosta de ouvir música em formato digital de forma legal, há basicamente duas formas: fazer download de músicas ou acessar via streaming.

Qual a diferença entre download e streaming?

Para definir qual a melhor opção, é preciso entender a diferença entre as duas opções. No  download, é necessário fazer a transferência do arquivo, o que acarreta uma demora maior. Um ponto positivo é que se pode ouvir seus arquivos também offline, ou seja, não é necessário estar conectado à internet.

No caso do download, o consumidor paga por álbum ou por faixa, e os valores são semelhantes ao das mídias físicas, ou seja, dos CDs propriamente ditos. Talvez isso explique o porquê deste formato de transmissão estar perdendo tanto espaço, ao menos no Brasil. Alguns dos aplicativos conhecidos são o iTunes e Google Play.

download

Música em formato digital de forma legal é possível. Foto: iStock, by Getty Images

Já o streaming é uma tecnologia de transmissão instantânea de áudio e vídeo, onde o usuário escolhe suas músicas por meio de um catálogo online, e pode ouvi-las imediatamente, sem a precisar completar a transferência da música.

A vantagem em relação ao download é o preço, bem mais acessível, e a questão da remuneração do artista, que recebe conforme o número de execuções de seu trabalho. Conforme a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, o streaming cresceu 5,6% no Brasil em 2014, atingindo uma fatia de 51% da música digital no país.

Há vários aplicativos de streaming, sendo os mais conhecidos o Deezer, Grooveshark, Rara, Rdio, Sonora, Spotify e Xbox Music. A Vivo tem uma parceria com o Napster, oferecendo milhões de músicas para ouvir, criar e compartilhar playlists. O aplicativo pode ser usado tanto online quanto offline.

Olhando de forma global, a indústria fonográfica brasileira faturou, em 2014, R$ 581,7 milhões, o que representa um crescimento de 2% em relação ao ano anterior. Desse total, 40,6% correspondem a vendas físicas, 37,5% representam as vendas digitais (incluindo streaming e downloads)  e 21,9%, outros meios.

Se você gosta de música digital, os aplicativos de download e streaming podem ser instalados tanto no smartphone quanto no computador. Mas para garantir o bom funcionamento do seu PC é preciso fazer, com frequência, uma boa manutenção.

Suporte 24 horas

A Vivo disponibiliza o serviço Suporte à Informática, com um especialista técnico para tirar dúvidas sobre computadores e ajudar com instalações, configurações e tudo o que precisar, 24 horas por dia, com acesso online ou por telefone.

Os técnicos podem solucionar problemas de programas e acessórios no computador, instalar equipamentos como impressoras e webcam, configurar internet sem fio, configurar e-mail, orientar sobre o uso de programas editores de planilhas e programas de apresentação. Além do serviço, a segurança do seu PC é garantida por uma programa completo de proteção McAfee.

 > Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou das dicas para Download? Compartilhe!

Pokémon Go
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha