Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dólar: descubra quais fatores influenciam na cotação

A- A+

Moeda de referência em todo o mundo, nos últimos meses o dólar ganhou ainda mais os noticiários brasileiros por conta da sua valorização no país. Com a cotação atual, que já ultrapassa os R$3, a preocupação se volta aos efeitos que a alta pode causar no dia a dia. Mas você sabe que consequências são essas? Confira!

Dolar

Através do Banco Central, governo pode tentar influenciar a cotação. Foto: iStock, Getty Images

Influências e impactos do dólar no Brasil

Dólares são utilizados para transações de comércio exterior e possuem relação de paridade. Ou seja, são o meio comparativo entre as economias do mundo. Em todos os mercados, quanto maior a procura pela moeda, mais ela é valorizada. Não é à toa que suas variações são acompanhadas com atenção, afinal, sua ascensão e queda geram impactos na economia do mundo inteiro.

Mas, e aqui, o que o dólar em alta representa? Conforme aponta o fundador do General Investidor, Bruno Papi, o que explica a valorização da moeda americana é a situação atual da economia do brasileira, que é de instabilidade. Por conta disso, os investidores estrangeiros tendem a retirar seu dinheiro do país. Com a escassez de dólares disponíveis para comercialização, a a sua cotação aumenta frente ao real.

“De modo geral, a valorização do dólar é ruim para quem importa produtos. Ao mesmo tempo, a produção nacional passa a ser uma opção mais competitiva. Essa é uma ferramenta utilizada pelo governo para movimentar a economia interna e também impulsionar as exportações, gerando mais dinheiro para o país e contendo a saída de capital”, explica Papi.

Para o cidadão comum, as oscilações da moeda podem ser sentidas de várias formas, a principal delas é na diminuição no poder de compra. Com os produtos importados mais caros, a compra de eletrônicos, por exemplo, costuma ser dificultada. A tendência é de que as viagens para fora da América Latina também diminuam, pois as compras no exterior passam a perder atratividade e os valores investidos são mais maiores, o que pode pesar no orçamento do consumidor.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 vezes sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre o dólar? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
como lidar com a avareza